Caminhos de Montanha - PR 5 - Rota da Garganta de Loriga

Photo ofCaminhos de Montanha - PR 5 - Rota da Garganta de Loriga Photo ofCaminhos de Montanha - PR 5 - Rota da Garganta de Loriga Photo ofCaminhos de Montanha - PR 5 - Rota da Garganta de Loriga

July 5, 2018
July 2018

near Loriga, Guarda (Portugal)

Os Caminhos de Montanha são uma rede de percursos pedestres de pequena rota que, pela abrangência e diversidade de locais percorridos, representam uma das formas mais enriquecedoras de conhecer a região do Parque Natural da Serra da Estrela.

PR 5 - Rota da Garganta de Loriga
A rota da Garganta de Loriga passa por locais ainda hoje usados pelos pastores na lida dos seus rebanhos. A caminhada é exigente, mas a paisagem compensa o esforço com momentos de total absorção com a natureza.

A rota da Garganta de Loriga faz a ligação entre o planalto superior da serra da Estrela e a vila de Loriga.
O percurso compreende uma paisagem marcada, em quase toda a sua extensão, por vestígios glaciários característicos do último período frio que se abateu sobre esta área.
No trajeto, salienta-se uma sucessão de quatro depressões designadas por covões Boieiro, do Meio, da Nave e da Areia, que albergam um conjunto de espécies de fauna e flora raras e exclusivas dos ambientes de montanha.

PATRIMÓNIO NATURAL
> Vale glaciário de Loriga
> Covões Boieiro, do Meio, da Nave e da Areia
> Geoformas glaciárias
> Flora e fauna de montanha
PATRIMÓNIO HISTÓRICO-CULTURAL
> Barragem do Covão do Meio
> Estruturas rústicas associadas à transumância
> Eira da Pedra

FONTE: http://www.aldeiasdemontanha.pt/

PictographBeach Altitude 2,881 ft

Praia Fluvial de Loriga

PictographLake Altitude 5,423 ft

Covão do Meio

• Photo of BNDias
    BNDias Jul 14, 2018

Trata-se de um caminho com 9 km quilómetros de extensão e que tem um desnível acumulado de 1.188 metros, apesar de ser sempre a descer.

Partindo do planalto central da Serra da Estrela, percorre-se o vale da Ribeira da Nave ao longo de um quilómetro. A paisagem esculpida há dez mil anos por um glaciar com mais de 6 km de comprimento e 250 metros de espessura é motivo para parar durante alguns minutos.

Continuando no trilho sinalizado vai encontrar um passadiço suspenso na barragem que o vai levar ao topo do Covão do Meio. Um momento ideal para tirar fotografias do horizonte.

Esta rota segue em direção a Salgadeiras, onde o trilho termina. Contudo, o momento alto é mesmo a paragem na praia fluvial da Ribeira de Loriga, ideal para descomprimir e arrefecer.

• Photo of Manuel J R Paulino
    Manuel J R Paulino Sep 20, 2018

é uma caminhada com nível de dificuldade elevado, mas vale a pena ser feito. muito bem sinalizado. muito do percurso o piso obriga a muitos cuidados e atenção. não deve ser feito com condições climatéricas adversas. deve ser feito sempre acompanhado e com informação previa a família ou pessoas conhecidas que vão fazer este percurso, com a hora prevista de inicio e de fim do mesmo. levem contacto local para no caso de algo correr menos bem. recomendo que façam a descida e não a subida. nos deixamos o nosso carro em Loriga e contratamos táxi para nos levar ao inicio do trilho na torre.