Activity

Caminhos de Montanha - PR 2 - Rota da Ribeira de Loriga

Download

Trail photos

Photo ofCaminhos de Montanha - PR 2 - Rota da Ribeira de Loriga Photo ofCaminhos de Montanha - PR 2 - Rota da Ribeira de Loriga Photo ofCaminhos de Montanha - PR 2 - Rota da Ribeira de Loriga

Author

Trail stats

Distance
9.8 mi
Elevation gain
1,873 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
3,419 ft
Max elevation
2,529 ft
TrailRank 
37
Min elevation
975 ft
Trail type
One Way
Coordinates
1872
Uploaded
July 5, 2018
Recorded
July 2018
Be the first to clap
Share

near Loriga, Guarda (Portugal)

Viewed 1179 times, downloaded 29 times

Trail photos

Photo ofCaminhos de Montanha - PR 2 - Rota da Ribeira de Loriga Photo ofCaminhos de Montanha - PR 2 - Rota da Ribeira de Loriga Photo ofCaminhos de Montanha - PR 2 - Rota da Ribeira de Loriga

Itinerary description

Os Caminhos de Montanha são uma rede de percursos pedestres de pequena rota que, pela abrangência e diversidade de locais percorridos, representam uma das formas mais enriquecedoras de conhecer a região do Parque Natural da Serra da Estrela.

PR 2 - Rota da Ribeira de Loriga
A rota da Ribeira de Loriga percorre um vale extenso, alojado no flanco sul da serra da Estrela. No trajeto, o engenho e a tenacidade das gentes que aqui vivem revela-se nas vastas áreas de campos armados em socalcos e nos poços de broca, um dos aspetos mais peculiares da paisagem serrana.

A rota da Ribeira de Loriga desenvolve-se num vale encaixado, atravessado pela ribeira de Loriga, que faz a ligação entre Loriga e Vide.
O percurso abrange uma paisagem dominada por bosques, matos e campos em socalcos, seguindo por veredas antigas e acompanhando, numa grande extensão, uma das mais extensas redes de levadas de rega da serra da Estrela. Nos locais mais inacessíveis, persistem núcleos de azinheiras, azereiros e azevinhos, relíquias da vegetação natural deste vale.
Na ribeira a erosão modelou cavidades de grandes dimensões, designadas de marmitas de gigante. No Serapitel e no Muro, em meandros apertados, foram abertos canais para desvio da ribeira e aproveitamento dos terrenos drenados. Datadas de há cerca de 200 anos, estas obras, conhecidas como poços de broca, resultaram na formação de imponentes quedas de água.


PATRIMÓNIO NATURAL
> Vale da ribeira de Loriga
> Marmitas de gigante
> Meandros da ribeira
> Reserva Botânica de Casal do Rei
> Flora e fauna
PATRIMÓNIO HISTÓRICO-CULTURAL
> Socalcos agrícolas
> Levadas de regadio
> Lugares do Serapitel e Várzea
> Moinhos hidráulicos
> Aldeia de Casal do Rei

FONTE: http://www.aldeiasdemontanha.pt/

Comments

    You can or this trail