Caminhos de Fátima - Caminho do Nascente (Tomar-Fátima)

Photo ofCaminhos de Fátima - Caminho do Nascente (Tomar-Fátima) Photo ofCaminhos de Fátima - Caminho do Nascente (Tomar-Fátima) Photo ofCaminhos de Fátima - Caminho do Nascente (Tomar-Fátima)

May 4, 2018
May 2018

near Tomar, Santarém (Portugal)

Há muito que queria fazer este caminho. Proporcionou-se agora. Iniciámos junto ao edifício da Misericórdia e dirigimo-nos à Praça da República. A leste desta praça encontra-se a Igreja de São João Batista. Este templo, já meu conhecido das muitas visitas a Tomar, data dos finais do século XV, tem um portal manuelino e a torre, com coruchéu, é de formato octogonal como se impunha num templo marcado pelos templários. No centro da praça destaca-se a estátua do mestre templário D. Gualdim Pais, fundador da cidade de Tomar. A nascente da praça fica o edifício dos Paços do Concelho (Casa da Câmara quando edificado no século XVI) com o primeiro plano em galilé de 3 arcos.
Bem, sigamos que temos muito que andar. Contornamos o edifício da Câmara pelo sul passando pela Taberna Antíqua (ainda é cedo para ir beber um copo), cortamos à esquerda para a Rua O Pé da Costa de Baixo, logo a seguir subimos a Calçada de S. Tiago, subimos a escadinha, atravessamos a Av. Dr. Vieira Guimarães e seguimos por uma calçada junto à muralha que contorna a Mata Nacional dos Sete Montes até à entrada para o Convento de Cristo. Sobre o Convento de Cristo, a Charola e a Janela Manuelina tudo é tão conhecido que não vamos aqui demorar-nos.
Tiramos mais umas fotos com o telemóvel e seguimos pelo caminho sinalizado até ao Aqueduto de Pegões, obra monumental que, cuja construção foi iniciada no reinado de Filipe I (em 1593) sob a direção de Filipe Terzio, (arquiteto-mor do reino) e concluída por Pedro Fernando de Torres em 1614. Este é um monumento monumental que vale a pena visitar. Vamos com pressa e não nos demoramos muito.
A partir daqui começa um caminho cuja paisagem é muito bonita mas sem grandes motivos de referência. Em Fungalvaz informamo-nos sobre a existência de um Albergue de Peregrinos junto à igreja, bebemos uma água naquele que seria o único café encontrado aberto até chegar a Fátima. Por isso, ATENÇÃO - neste caminho não há fontes (pelo menos nós não encontrámos) nem cafés abertos. É preciso levar um bom stock de água. Valeu-nos uma simpática senhora que se prontificou a encher-nos as garrafas de água.
Chegados a Fátima (7 horas de caminho contando com o tempo de almoço) a primeira coisa que procurámos foi uma imperial para matar a sede. Depois fomos para o Santuário e agradecemos a Nossa Senhora tudo aquilo que queríamos agradecer.

Igreja de S. João Batista e Paços do Concelho

Oremos!

• Photo of Delfim Nobre
    Delfim Nobre May 17, 2018

Avante amigos Joaquim e Alice!
    Pés no chão, coração ao alto!
    Abraço a ambos,
    Delfim e Paula

• Jorge Braga 1 Jan 6, 2020

O Caminho tem indicações?

j.jesus Jan 6, 2020

Olá Jorge Braga.
    Todo o caminho está sinalizado com as tradicionais setas azuis. No entanto há um ou outro ponto que pode gerar hesitações. Na subida para o Convento de Cristo optámos por seguir uma calçada antiga, encostada à mata. Esta opção parece-me a mais acertada porquanto segue um itinerário muito mais agradável e histórico que a estrada. No entanto, se pretender visitar a Ermida de N.ª Sr.ª da Conceição deve seguir pelo asfalto acima e encontrará a dita ermida à sua direita antes de chegar ao convento.
    Se tiver jps e puder fazer download do trilho, será mais seguro.
    Um abraço e bom caminho.

• Jorge Braga 1 Jan 6, 2020

Obrigado

• Photo of 24Trekking
    24Trekking Feb 23, 2020

Sendo Peregrino de Maria, há muito que queria fazer este caminho.
    Calhou agora.
    Bom caminho, bem sinalizado.
    Obrigado pelo aviso sobre a água, a falta dela.
    Quanto a restaurantes... Ou se para em Fungalvaz ou não há mais hipóteses até Fátima.
    Belíssimo caminho.
    Obrigado pela partilha.

j.jesus Feb 23, 2020

Olá Daniel,
    Eu também gostei do caminho e, por isso o publiquei. Penso fazê-lo de novo brevemente.
    Obrigado pelo comentário

• Photo of rmarques22
    rmarques22 Oct 16, 2020

Muito boa

j.jesus Oct 16, 2020

Bem haja pelo comentário e avaliação, rmarques22. Boas caminhadas.

• Photo of quimmendes1876
    quimmendes1876 Dec 29, 2020

Penso fazer fatima tomer e seguir o caminho a partir de tomar

• ALEXANDRE GAMEIRO Jun 7, 2021

Requer alguma preparação, muito poucos pontos onde encontrar água, e uma subida difícil.

j.jesus Jun 7, 2021

Bem haja, Alexandre Gameiro, pela avaliação e comentário. De facto existem muito poucos pontos para abastecimento de água e/ou comida. Quanto à subida difícil depende da preparação física. Eu nunca notei. Reparei que avaliou o item "Informação" com apenas 3 estrelas. Que informação achou que faltava na descrição do trilho?.. eu normalmente descrevo o que vou sentindo ao longo do caminho. São estados de alma que incluem as necessidades quando elas se verificam. Neste caminho senti necessidade de água e a isso faço referência na descrição. Mas, mesmo assim considero que a culpa foi minha por não trazer água suficiente.
    Bons caminhos.

• ALEXANDRE GAMEIRO Jun 7, 2021

Pedir-lhe desculpa, a avaliação não era, verdadeiramente, em relação á sua informação, era do trilho e da informação que me forneceram pessoalmente! Fica a penitência pública! E um abraço!

• Photo of bujico
    bujico Jan 3, 2022

Boas tardes e Bom Ano!Fiz esse caminho, em Outubro, pela segunda vez!Queria referenciar que,em Outeiro das Matas,antes da última grande subida,existe um café,duma associação, muito bom,para se preparar,para o terço final,até Fátima!Bons Caminhos!

• Photo of Isabella Salton
    Isabella Salton May 13, 2022

Ola.. sábado próximo dia 14/05, farei este caminho . O rogada pelas dicas !

j.jesus May 13, 2022

Olá a todos.
    Repeti este trilho mais uma vez.
    Uma informação: desta vez passei por cima do Aqueduto dos Pegões. É uma experiência excecional (ainda que não tenha sido a 1ª vez), no entanto não é aconselhável a quem tenha vertigem ou receio das alturas. Além disso é necessário que não haja ninguém sobre o Aqueduto porque não se cruzam duas pessoas

• Photo of Maria Filipe
    Maria Filipe May 31, 2022

Alguém fez este caminho recentemente?

j.jesus Jun 1, 2022

Olá, Maria Filipe. Eu fiz o caminho recentemente. Se necessitar de alguma informação disponha.

• Marciela BC Aug 7, 2022

Bom dia . Pretendo fazer este caminho no próximo fim de semana. Sou iniciante nessas andanças. Algum conselho para que tudo corra bem? Estou um pouco perdida na organização. Gratidão

j.jesus Aug 7, 2022

Olá Marciela. Não sei se os fogos dos últimos dias no concelho de Ourém afetaram ou não o "caminho". Seria conveniente telefonar primeiro para a câmara de Ourém.
    Se não tiver sido afetado aconselho a que leia a descrição que faço acima.
    As vezes que o fiz gostei imenso mas, se for sozinha, vá preparada para fazer muitos kms no meio da serra sem ver ninguém.
    Bom caminho.

• Marciela BC Aug 8, 2022

Gratidão pelas dicas. Vou com meu marido.... Sempre fazemos companhia um ao outro... E sim, vou ligar na câmara. Se tudo der certo volto para contar como foi 😁

• florbela guilherme Oct 12, 2023

Caminho muito bom, sempre no meio ambiente da natureza. Recomendo