Caminhos da Serra da Senhora do Monte (Fontes, LRA)

Photo ofCaminhos da Serra da Senhora do Monte (Fontes, LRA) Photo ofCaminhos da Serra da Senhora do Monte (Fontes, LRA) Photo ofCaminhos da Serra da Senhora do Monte (Fontes, LRA)

December 21, 2020
December 2020

•   5 2 Reviews

near Fontes, Leiria (Portugal)

Nestes tempos conturbados que atravessamos, resolvemos ficar pelas paisagens que nos são mais próximas e, com as chuvadas dos últimos dias, nada melhor que visitar mais uma vez a pequena e simpática localidade de Fontes, berço da nascente principal do “nosso” Rio Lis, cujas águas nascem no topo do vale e que agora brotam com força das entranhas calcárias num local de elevada beleza paisagística.
Daqui partimos sem um rumo definido, mas tendo por destino o alto da Serra da Senhora do Monte, desbravando por entre matos baixos compostos essencialmente de carrascos, seguindo por alguns dos inúmeros trilhos abertos ao longo dos anos pelo “viciados” das corridas e pelo pessoal das biks (são famosas as provas dos Trilhos Loucos), indo em busca de alguns algares de que já conhecíamos as referências e ombreando, ao longo do trajeto, por relevos calcários de elevada beleza,
Recomendações:
O início do percurso coincide com a rota camarária “PR4-Rota da Nascente do Rio Lis”, trilho que abandonamos logo que saímos da cabeceira da nascente do rio, pelo que não se devem orientar pelas marcas deste PR, sendo doravante obrigatório o uso do GPS.
Com as últimas chuvadas o terreno acidentado torna-se mais difícil em grande parte do trajeto, com o solo barrento e as lajes de calcário húmidas a formarem a combinação ideal para promoverem as quedas, pelo que o uso do bastão é recomendado.

PictographDoor Altitude 311 ft

Inicio

Nascente do Rio Lis

Pormenor do percurso

PictographRisk Altitude 1,001 ft

Algar do Vale da Mata

Relevos Cársicos

!

Contornar por baixo as casas em ruinas sem chegar ao caminho asfaltado. Subir o monte pela direita, encontrando logo de seguida o trilho estreito, pouco perceptivel no seu início, mas que logo se destaca por entre o carrasco e que nos leva â Ermida.

Ermida da Senhora do Monte

Vistas para a Serra do Sicó

PictographRisk Altitude 1,297 ft

PictographRisk Altitude 1,295 ft

PictographMooring point Altitude 300 ft

Fim

• Photo of André Guerra
    André Guerra Jan 10, 2021

Percurso muito fácil de seguir apesar de não estar marcado!
    Apanhamos umas subidas íngremes bastante enlameadas que requeriam atenção redobrada, mas de resto 5 estrelas!

• Photo of Ulisses Silva
    Ulisses Silva Jan 10, 2021

Caro André Guerra, obrigado pela sua avaliação. Boas e seguras caminhadas.

• micascagao Feb 6, 2021

Talvez a melhor trilha na Nossa Senhora do Monte, com a melhor vista e muito desafiante.

• Photo of Ulisses Silva
    Ulisses Silva Feb 7, 2021

Obrigado pela avaliação e boas caminhadas.