Caminho Sanabrês: Ourense-Cea

April 30, 2022
April 2022

near Las Caldas, Galicia (España)

O Caminho Sanabrês de Santiago, também conhecido como o Caminho Moçárabe, é uma rota alternativa à Via da Prata que, após ter passado a cidade de Zamora (mais especificamente em Granja de la Moreruela) se desvia para a província de Ourense, em vez de continuar até Astorga, onde os peregrinos continuam pelo Caminho Francês.
A origem deste caminho esteve sempre ligada a esta Via da Prata, uma estrada de grande importância no passado, uma vez que ligava o sul da península com o norte. Desta forma, serviu para a circulação de comerciantes e agricultores durante a época da colheita, assim como Canhada Real para aqueles que se dedicavam ao pastoreio tradicional de transumância.
Pelo caminho podemos desfrutar de mosteiros e templos de grande valor histórico, assim como de um ambiente natural único,
Elegemos a cidade de Ourense como ponto de partida em direção a Santiago de Compostela.
1ª Etapa: Ourense - Cea
A célebre ponte romana de Ourense é um magnífico início de etapa. A partir daqui, duas possibilidades de saída da cidade: uma pela Costiña de Canedo e outra por Cudeiro.
Seguimos pela segunda, fazendo uma subida acentuada até à aldeia de Cudeiro, num belo alto, com boas vistas, e com lanços de Caminho Real que mantêm um genuíno e antigo empedrado. Rapidamente alcançamos Sartédigos, com lanços de asfalto e casas disseminadas, e Tamallancos (município de Vilamarín).
Em Ponte Sobreira atravessamos o rio Barbantiño por uma bela e histórica ponte de pedra e entramos em Faramontaos, já no município de Cea, Biduedo e A Casanova, onde ambos itinerários se ligam, sempre ao pé da N-525.
A uns dois quilómetros situa-se o núcleo de San Cristovo de Cea, célebre pelo seu saboroso pão de trigo e pelo seu valioso conjunto etnográfico.
(em Xunta de Galicia)

Ponte Vella ou Ponte Maior, lindíssima, vinda dos tempos medievais mas construída sobre fundações de uma anterior, romana do séc. I, que ali fazia a travessia do rio Miño.

PictographReligious site Altitude 785 ft

PictographMonument Altitude 1,931 ft

Cea - Torre do Relógio

• arturbarber Aug 3, 2023

Muy bien indicada. Gracias!