Caminho Português - Senhora da Hora - Rates

Photo ofCaminho Português - Senhora da Hora - Rates Photo ofCaminho Português - Senhora da Hora - Rates Photo ofCaminho Português - Senhora da Hora - Rates

October 15, 2021
October 2021

near Senhora da Hora, Porto (Portugal)

Etapa 1
Senhora da Hora para o São Pedro de Rates 34,09km
Acumulado 50km
A noite foi calma, o quarto esteve muito silencioso. Apenas por vezes se ouvia a respiração do brasileiro.
Amanheceu e nada de ninguém se levantar, o brasileiro ia ficar 4 dias no albergue porque não tinha voo para o Brasil antes. O casal alemão está a fazer o caminho muito soft, iam ficar mais dois dias para conhecer o Porto.
Bem, mas eu tinha que me fazer ao caminho, porque me esperavam mais de 30km. O mais silenciosamente possível, peguei nas minhas coisas e vim para a cozinha. Tomei o pequeno almoço, fiz a higiene matinal e saí. Nessa altura apareceu o estalajadeiro que me disse que agora estava a fazer de camareiro, porque estava visto que os outros se iam levantar tarde. Despedi-me dele e parti, já eram umas 8:30, queria ter saído uma hora antes para aproveitar caminhar pela fresca.
A essa hora o trânsito também é muito, juntamente com a poluição que tanto carro faz. Este caminho bateu todos os recordes de estrada, paralelo, alcatrão... Nem a saída de Lugo tem tanta estrada. Pior aqui a estrada de alcatrão intervala com muito empedrado, um verdadeiro parte pés. Como tinha saído tarde, mantive um ritmo elevado, sempre a cima dos 5km/h para aproveitar o fresco o mais possível. O GPS ia me indicando os locais de interesse para ver, os nomes dos rios, das localidades por onde passava, das igrejas. Realmente o trabalho de casa está a dar fruto.
Tive de fazer duas paragens para cuidar dos pés, este tipo de caminho é muito exigente para eles.
Aos 16km apareceu uma paragem de autocarro, à sombra mesmo a convidar para a merenda.
A partir daí o sol como era de esperar começou a aquecer, fui procurando as sombras para caminhar e tentar manter o ritmo, queria chegar rápido para ter tempo de lavar a roupa a tempo de a enxugar. Como está previsto o tempo poder piorar, já que tenho de levar agora com o calor do sol, que ele também sirva para enxugar a roupa.
Cheguei ao albergue de São Pedro de Rates pouco depois das 14:30, a estalajadeira foi me mostrar o albergue e disse para estar à vontade, até podia cozinhar porque a cozinha já estava aberta. Melhor que no tempo do covid.
Fui tomar banho e lavar a roupa, é sempre a parte importante para ter tempo de secar.
Chegaram mais peregrinos e combinamos fazer uma ceia comunitária, eles foram camprar as coisas necessárias. Eu fiquei na conversa com a estalajadeira que também é mestre de Reiki. Estivemos a falar sobre as nossas experiências do trabalho com energia e a satisfação de podermos realmente ajudar as pessoas.
A roupa ficou seca, já está arrumada, pronta para seguir caminho.
O jantar foi muito bom, afinal há ingleses que sabem cozinhar. Foi engraçado estar em Portugal e ser o único português, ao todo fomos sete a jantar.
Agora é preparar as coisas, ainda vou cortar a barba para parecer um peregrino bem apresentado.
Espero que a noite seja calma e silenciosa como a de ontem, hoje estamos mais no quarto, desde que sejam todos silenciosos, corre tudo bem.
Amanhã o percurso é até Vitorino dos Piães, por volta dos 36km. Estou a pensar tentar sair mais cedo e impor um ritmo não tão alto, para poupar as pernas.

Separação do Caminho Português Central e o Caminho Português da Costa Caminho Português da Costa. Este caminho da orla marítima, que parte do Porto e passa pelos actuais concelhos de Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, ganhou relevância durante a Idade Moderna e, sobretudo, a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos. O Caminho Português de Santiago, também conhecido por Caminho Central Português, é o segundo itinerário mais utilizado pelos peregrinos para chegar ao Apóstolo Santiago, sendo o primeiro o famoso Caminho Francês.