[Caminho Português da Costa] Vila do Conde - Cepães

Photo of[Caminho Português da Costa] Vila do Conde - Cepães Photo of[Caminho Português da Costa] Vila do Conde - Cepães Photo of[Caminho Português da Costa] Vila do Conde - Cepães

July 4, 2020
July 2020

near Bairro Piscatório, Porto (Portugal)

Este trajecto é parte do Caminho Português da Costa, da GR11-E9 assim como da Ecovia Litoral Norte. Usando como base a trilha colocada pelo user @PASSEIA, este troço é um misto entre o Caminho de Santiago e as outra rotas citadas acima. Seguiram-me as setas em alguns locais mas privilegiou-se sempre a costa.

Troço de dificuldade fácil, coloquei como moderado apenas pela quilometragem em si. Sem nenhum ponto de dificuldade que mereça atenção. Grande parte dos quilómetros são feitos em passadiço em muito bom estado.

Calçado recomendado: sapatilhas confortáveis, botas ou sapatos de caminhada.

Botas: Bestard Trotter II

PictographBeach Altitude 43 ft

PictographMonument Altitude 39 ft

A ter em atenção a arquitectura da igreja que tem como inspiração um barco

PictographMooring point Altitude 30 ft

PictographMonument Altitude 36 ft

Mural de grandes dimensões que retrata variados temas do quotidiano da Póvoa do Varzim.

PictographBeach Altitude 49 ft

PictographBeach Altitude 36 ft

Tipo de passadiços encontrados pelo caminho. Todos em excelente estado.

A seca do sargaço, e os respectivos sargaceiros, são uma actividade que, hoje em dia, já teme pela extinção. São poucos já aqueles que fazem esta actividade. A seca do sargaço, as algas que são empurradas para a costa pelo mar, são, depois de secas, utilizadas com fertilizante natural nos campos agrícolas da região.

PictographProvisioning Altitude 39 ft

Neste ponto tem um pequeno bar onde é possível utilizar WC, assim como aprovisionar eventuais alimentos e bebidas. Tem também um pequeno espaço em rede onde estão expostas variadas conchas do caminho de Santiago, deixadas ao longo dos anos por peregrinos.

PictographBeach Altitude 36 ft

Nesta parte do percurso é possível visualizar o campo de golfe da Estela - Póvoa de Varzim. Em variados pontos é possível ver os jogadores em acção.

PictographMountain hut Altitude 26 ft

PictographProvisioning Altitude 33 ft

Paragem para almoço em Fão numa das churrasqueiras mais conhecidas da terra, o Martins dos Frangos. Ficou na casa dos 22€, para duas pessoas, frango, bebidas, sobremesa e café. Aos apreciadores, recomendo também provar as clarinhas de Fão, que se podem comer ou no restaurante ou no outro lado da estrada numa casa bem conhecida.