[Caminho Minhoto Ribeiro] Do Sistelo a Monção

Photo of[Caminho Minhoto Ribeiro] Do Sistelo a Monção Photo of[Caminho Minhoto Ribeiro] Do Sistelo a Monção Photo of[Caminho Minhoto Ribeiro] Do Sistelo a Monção

April 25, 2024
April 2024

near Sistelo, Viana do Castelo (Portugal)

Etapa do Caminho Minhoto Ribeiro entre Sistelo e Monção.

Uma etapa muito bonita, de constante convivência com a natureza e passagem em variados pontes de interesse de relevo. Numa primeira parte, o trilho segue o registo da etapa anterior, que partilhei há pouco tempo, sendo a agua uma companhia constante. É esse elemento que confere lugares bastante bonitos, começando logo pela ponte do Sistelo e o seu parque, a passagem em calçada romana, trilhos florestais e lugares religiosos. Os afluentes do Vez conferem ao trilho essa beleza natural Numa segunda parte, a trilha passa a ser mais de montanha, igualmente bela, com paisagens deslumbrantes que se perdem de vista. Acaba com a aparição das primeiras vinhas de Alvarinho, que segundo me informaram, serão o elemento mais diferenciador da etapa seguinte entre Monção e Melgaço. Uma das curiosidades que reparei são os oratórios em granito, bastante antigos, que vão aparecendo aqui e ali.

Em termos de dificuldade a trilha tem alguns pontos que são difíceis, começando logo pela subida do Sistelo a Portela de Alvite que é exigente ou a partir da Capela do Senhor dos Passos, marcada nos pontos de interesse, onde o trilho se reveste de um caracter mais montanhoso o que obriga a variados desníveis de dificuldade variável. Outros pontos que merecem enunciar, são as variadas passagens sem manutenção, com ervas altas ao ponto de não se conseguir ver onde se pisa, o que obrigado a cuidados redobrados. E há também discrepâncias entre o traçado oficial do Wikiloc e o que está assinalado pelas setas. Como sempre, deu-se a primazia às setas. Pelo lado positivo, deixaram de haver pontos com o trilho alagado de difícil passagem, à excepção de um ou dois pontos sem grande dificuldade.

Com tudo isto em conta, e mais a distância, decidi classificar como Difícil.

Calçado aconselhado: Botas de caminhada impermeáveis, tendo em conta a passagem em sitios sem manutenção

Botas: Bestard Trotter II

PictographFauna Altitude 312 ft

PictographReligious site Altitude 366 ft

PictographRisk Altitude 508 ft

Parte do trilho sem manutenção, com ervas altas. Recomenda-se cautela nos sítios a passar.

PictographReligious site Altitude 578 ft

PictographReligious site Altitude 565 ft

PictographReligious site Altitude 586 ft

Não consegui descobrir o seu nome

PictographReligious site Altitude 562 ft

PictographRisk Altitude 572 ft

Siga sempre este trajecto. Também nos causou bastante duvida se seria este o caminho correcto, que difere do troço oficial do Wikiloc. No ponto de interesse a seguir a este verificará que aparece a primeira seta. Troço com pouca limpeza, com bastantes plantas de montanha espinhosas pelo que tem que se avançar com cautela

A seta que confirma que este é o caminho correcto

PictographProvisioning Altitude 529 ft

PictographReligious site Altitude 462 ft

Alminhas

PictographRisk Altitude 558 ft

Ponto de passagem alagado, à data, pelo que se aconselham as precauções devidas.

PictographReligious site Altitude 684 ft

2 oratórios em granito

PictographRuins Altitude 1,147 ft

Caso passe aqui à hora de almoçar, não o faça aqui. Há um parque de merendas a 50 metros

PictographPicnic Altitude 1,216 ft

PictographReligious site Altitude 1,240 ft

PictographReligious site Altitude 1,097 ft

PictographReligious site Altitude 1,062 ft

Castro São Caetano

PictographRisk Altitude 617 ft

Este é o caminho correcto pelo que deve seguir por aqui. O trilho tem um pequeno engano nesta parte que deve ignorar

PictographReligious site Altitude 545 ft

Mosteiro de São João de Longos Vales

PictographReligious site Altitude 551 ft

PictographRisk Altitude 465 ft

Parte do trilho sem qualquer manutenção, com ervas pelo ventre e água por baixo. Avançar com bastante precaução. Caso haja uma alternativa que conheça que permita ir ter ao trilho no fim deste bocado, é preferível ir por ai.