CAMINHO FRANCÊS DE SANTIAGO (SAINT-JEAN-PIED-DE-PORT – RONCESVALLES)

Photo ofCAMINHO FRANCÊS DE SANTIAGO (SAINT-JEAN-PIED-DE-PORT – RONCESVALLES) Photo ofCAMINHO FRANCÊS DE SANTIAGO (SAINT-JEAN-PIED-DE-PORT – RONCESVALLES) Photo ofCAMINHO FRANCÊS DE SANTIAGO (SAINT-JEAN-PIED-DE-PORT – RONCESVALLES)

September 21, 2014
September 2014

near Saint-Jean-Pied-de-Port, Aquitaine (France)

O Caminho Francês é a rota das estrelas, é o Caminho de Santiago por excelência. Partindo de Saint Jean Pied de Port, é uma viagem de quase 800 quilómetros até o oeste, com a Via Láctea que acompanha, desde o céu, a essência de uma rota milenar na terra… até Santiago de Compostela.
Como a rota é muito extensa, necessitando de 31 dias para a percorrer a proposta é dividir o Caminho Francês em três fases, um em cada ano, isto é, começar no ano de 2014 e terminar no ano de 2016.

Ano 2014
Saint Jean Pied de Port – Burgos (287,5 Kms)
Ano 2015
Burgos – Ponferrada (282,5 Kms)
Ano 2016
Ponferrada – Santiago de Compostela (216 Kms)
Santiago de Compostela – Finistera (91 Kms)

As etapas do 1º ano:

24ª Etapa: Ponferrada - Villafranca del Bierzo
25ª Etapa: Villafranca del Bierzo - Laguna de Castilla
26ª Etapa: Laguna de Castilla - Triacastela
27ª Etapa: Triacastela - Sarria (Por Samos)
28ª Etapa: Sarria - Portomarín
33ª Etapa: Santiago de Compostela - Negreira
34ª Etapa: Negreira - Olveiroa
35ª Etapa: Olveiroa - Cabo Finisterre

1ª ETAPA (SAINT JEAN - RONCESVALLES)

A passagem dos Pirinéus representou para os primeiros peregrinos que vieram de terras distantes, um desafio. Hoje permanece como uma das etapas mais difíceis do caminho, mas também uma das mais bonitas... Saint-Jean-Pied-de-Port, é uma bela cidade francesa onde as três grandes rotas Jacobeas (Paris-Tours, Vézelay-Limoges e Le Puy-Conques) convergem e onde mais peregrinos iniciam o seu Caminho, entrando em Espanha por Roncesvalles. Esta cidade de peregrinação de grande tradição mantém uma cidadela fortificada no topo da colina, que foi construído em 1628, e uma cidade velha, situada na sua encosta, que vale a pena visitar.
Saímos de Saint Jean bem cedo pela porta de Espanha, atravessando a ponte medieval do rio Nive. A 150 metros há uma indicação num muro, em frente: rota de Napoleão (mais bonita) ou pela direita a via de Valecarlos (aconselhável em dias de condições meteorológicas adversas). Optamos pela rota de Napoleão, depois de uma primeira subida acentuada o declive suaviza-se consideravelmente durante três quilómetros até ao lugar de Erreculus (uma quinta) e começa a subida de Huntto com uma forte inclinação ao longo de uma estrada asfaltada estreita. Posteriormente, a inclinação torna-se mais íngreme e as paisagens tomam caraterísticas alpinas. O caminho continua a subir durante umas centenas de metros, depois torna-se quase plano até ao refúgio de Orisson onde há serviços. A partir daqui o percurso sobe progressivamente, um pouco afastado do percurso encontra-se a Virgem de Biakorri, protetora dos pastores, na cruz Thibault abandona-se definitivamente o esfalto.
Depois de passar a fronteira chega-se à fonte de Roland, ultimo ponto de água antes de Roncesvalles, o percurso atravessa então uma floresta, marcado por postes de madeira numerados e com a indicação do número de emergência 112, a cada 50 metros. Há cobertura espanhola para telemóvel junto do poste nº38.
Chegados ao passo de Lepoeder, atingimos o ponto mais alto desta etapa, pode-se avistar a Abadia de Roncesvalles, lá em baixo no vale. Aqui temos duas alternativas: em frente o percurso faz-se pela floresta com um declive acentuado (!Descida Perigosa!); pela direita que acompanha, com alguns atalhos, a antiga estrada que desce para o porto de Ibaneta (Descida Aconselhável). Optamos por ir em frente, com fortes declives, fizemos a descida com cuidado até à Abadia de Roncesvalles, onde pernoitamos no Albergue Paroquial com excelentes condições.

RESUMO DA VIAGEM

Motivo para o Caminho
Uma fantástica viagem por convicções religiosas, espirituais ou como eu, amante das caminhadas e da natureza, pelo prazer de caminhar e conhecer o mundo. Paisagens deslumbrantes, muitos locais de interesse para visitar durante todo o Caminho e um contato permanente com pessoas de várias origens, com diferentes motivações. Uma experiência marcante, uma valorização pessoal que contribui para encararmos a nossa vida com uma nova perspectiva...

A viagem até Saint-Jean-Pied-de-Port
Iniciamos o Caminho em França a 20 kms da fronteira Espanhola, em Saint-Jean-Pied-de-Port. Optamos por fazer a viagem até Saint-Jean-Pied-de-Port de comboio. O comboio internacional, Sud-Express, sai da Gare do Oriente todos os dias às 21h27minutos até Hendaye, faz ligação em Coimbra para quem, como eu, vai do Porto, numa viagem noturna de 13 horas que me custou 37,60€., em beliche, comprei on-line no site da RENFE tarifa Promo não reembolsável. Do Porto a Coimbra fomos no InterCidades que me custou 8€, também tarifa Promo não reembolsável.
Em França (Hendaye) novo comboio (TGV) até Bayonne numa viagem de cerca de 35 minutos, e daqui até Cambo Les Bains, também de comboio (InterCités) e mais 25 minutos e por fim, mais 30 minutos de autocarro até Saint-Jean-Pied-de-Port. Chegamos às 16h15minutos. Normalmente podemos ir de comboio, mas estavam a decorrer trabalhos na linha. A viagem de autocarro já estava incluída na tarifa do comboio que custou 12,60€, também compra on-line no site da SNCF tarifa Promo não reembolsável.
Custo total da viagem Porto - Saint-Jean-Pied-de-Port 58,20€ - compra com antecedência superior a um mês TARIFAS PROMO NÃO REEMBOLSÁVEIS.

Pernoitar
Existem diversos albergues espalhados pelo caminho, sendo que a maioria cobra entre 8 a 10€ para pernoitar em camaratas mistas. Alguns funcionam com donativo, sendo nós que escolhemos o valor que queremos pagar. Os albergues têm casas de banho com duche e a grande maioria tem cozinhas onde podemos fazer as nossas refeições. Podem consultar uma lista muito completa no site http://caminodesantiago.consumer.es/

Alimentação
Optamos por, sempre que possível no final das etapas, fazer as compras em supermercados e fazer o jantar nas cozinhas dos albergues. É uma maneira barata de comer uma boa refeição. Nas povoações existem muitos cafés e restaurantes com menus especiais para peregrinos que rondam os 11€. Existe uma grande oferta durante todo o percurso. Recomendo ter sempre qualquer coisa na mochila para as etapas mais longas.

Visitar e contemplar
Os cerca de 300kms que fiz são muito ricos em locais que valem a pena contemplar. Desde paisagens naturais de grande beleza, vestígios de construções medievais ou romanas, pequenas igrejas e grandes catedrais, museus ou simplesmente deambular pelas ruas dos centros históricos ou ficar numa esplanada a ver as pessoas passarem… No Caminho descobri o melhor da natureza humana. O contacto com as pessoas foi a coisa mais importante desta vivência, descobri muita coisa sem estar à procura de nada. Assisti a vários nascer do sol que me deslumbraram.

Cuidados a ter
Para uma caminhada longa o vestuário e principalmente o calçado revestem-se de grande importância. Tentar levar o estritamente necessário para reduzir ao máximo o peso da mochila. A hidratação é muito importante, bem como material para tratamento de bolhas nos pés. Boné e eventualmente protector solar. Anti-inflamatórios podem ser úteis a qualquer momento, devido ao esforço físico.

Ligações que Recomendo
Para a viagem até Saint-Jean-Pied-de-Port

Para informações diversas sobre os vários caminhos de Santiago

Para o caminho, instalei o app, gratuito, Camino Pilgrim no meu telemóvel. É um programador pessoal para o Caminho, ajuda a planear as etapas, distâncias, informações sobre os albergues, custos, horários, localização…

PictographMountain hut Altitude 657 ft

REFÚGIO RONCESVALLES

• Photo of michel 5931
    michel 5931 Nov 13, 2014

Super dur, monter depuis le départ, ensuite descente par la foret , aille aille les genoux

• DiogoHiker Mar 9, 2018

Estou a planear esta aventura. Obrigado pela partilha do track!

• Ana.M.Leal Mar 15, 2019

Excelente informação.
    Obrigada!

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Mar 15, 2019

Olá Ana.M.Leal!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    Boas caminhadas.

• Photo of Ze da Quinta
    Ze da Quinta Oct 6, 2020

A dificuldade varia consoate a meteorologia

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Oct 6, 2020

Olá Zé da Quinta!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    Boas caminhadas.

• arlindoreis Apr 29, 2023

Olá. Acabei agora de fazer o caminho francês. As vossas rotas e dicas foram uma excelente ajuda. Muito bom. E muito obrigado pela partilha que promoveram com este trabalho. Tornou o caminho mais fácil e muito mais interessante. Bem hajam. Arlindo Reis