Activity

Caminho entre Rio Tinto e Baguim do Monte

Download

Trail photos

Photo ofCaminho entre Rio Tinto e Baguim do Monte Photo ofCaminho entre Rio Tinto e Baguim do Monte Photo ofCaminho entre Rio Tinto e Baguim do Monte

Author

Trail stats

Distance
4.27 mi
Elevation gain
213 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
213 ft
Max elevation
472 ft
TrailRank 
51
Min elevation
252 ft
Trail type
Loop
Moving time
one hour 7 minutes
Time
one hour 32 minutes
Coordinates
1117
Uploaded
September 10, 2023
Recorded
September 2023
Be the first to clap
Share

near Campainha, Porto (Portugal)

Viewed 67 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofCaminho entre Rio Tinto e Baguim do Monte Photo ofCaminho entre Rio Tinto e Baguim do Monte Photo ofCaminho entre Rio Tinto e Baguim do Monte

Itinerary description

Um trilho com características fáceis e que pode ser feito em qualquer altura do ano, caminho circular não homologado e sem marcações pelo que o uso de GPS se torna necessário.

Sendo um caminho praticamente citadino ainda se apanham algumas heranças da ruralidade destas terras, que , infelizmente, em breve poderão ser perdidas.

Rio Tinto

A Freguesia de Rio Tinto, que integra a Cidade de Rio Tinto, faz parte do concelho de Gondomar e ocupa uma área de 9,5 Km2. Localiza-se a oriente da cidade do Porto, confinando com a freguesia de Campanhã, ao longo da estrada da Circunvalação entre Pêgo Negro e o Cruzamento da Areosa. As restantes confrontações são com Pedrouços e Águas Santas (concelho da Maia) respectivamente a poente e a norte, Baguim do Monte e Fânzeres (concelho de Gondomar) a nascente/sul e Campanhã (concelho do Porto) a sul.

Rio Tinto herdou o nome do ribeiro que atravessa a freguesia, sensivelmente a meio, numa orientação aproximada Norte-Sul. Nasce em Ermesinde, muito perto do limite norte da freguesia e é a principal, e quase única, linha de água que existe na localidade.

Durante séculos, o rio forneceu à população água e peixe. As lavadeiras ganhavam a vida nas suas águas, proliferavam nas margens os moinhos, cujos moleiros disputavam com os lavradores a água das regas.

A Lenda

Rio Tinto temo seu nome ligado ao rio que a atravessa, havendo mesmo uma lenda que explica o seu topónimo.

No início do século X, os Cristãos ganhavam terreno aos Mouros. Governava o Conde Hermenegildo Gutierres o território da Galiza até Coimbra, tendo como centro o Porto.
Contudo, o Califa Abdelramam III, com um poderoso exército, fez uma violenta investida, cercando a cidade do Porto. O Rei Ordonho II desceu em socorro do seu sogro, o Conde Gutierres, conseguindo afastar os Mouros e perseguindo-os para longe da cidade.

Junto a um límpido ribeiro, travou-se a sangrenta batalha. Na memória do povo, ficou o sangue derramado que, de tão abundante, tingiu as cristalinas águas do rio, passando desde então a chamar-se Rio Tinto.

Baguim do Monte

Foram estas terras habitadas desde tempos muito remotos, anteriores à nacionalidade. Pela configuração da pequena colina onde se situa a Igreja de S. Brás adivinha-se a localização de um crasto, origem da antiga povoação.

A primeira notícia histórica das terras de Baguim consta de uma «Carta de doação que Froila faz a Leodorigo e esposa», data da de 6 de Abril de 1994, na qual é mencionada «uma herdade que tenho na vila de Sevilhães e Baguim, abaixo do monte de Gondomar, por onde passa o rio de Campanhã, perto do rio Douro».

Orgulhosa de um rico passado histórico e de Filhos ilustres que ao longo dos tempos a enobreceram, a freguesia de Baguim do Monte é hoje uma Terra em franco progresso, à conquista do futuro.

Dentro dos seus limites vive uma população que aumenta dia a dia, gente pacífica, laboriosa e empreendedora, sendo de salientar a agricultura e a indústria.

À beleza natural da paisagem verde (mais de um terço do território) juntam-se modernos e belos edifícios, num crescimento harmonioso da Freguesia que muitos escolhem para viver.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 369 ft
Photo ofPormenor de caminho 1

Pormenor de caminho 1

Vislumbres de caminhos rurais

PictographReligious site Altitude 409 ft
Photo ofCapela

Capela

Não consegui identificar, talvez pertença a uma das antigas casas de senhores rurais.

PictographWaypoint Altitude 412 ft
Photo ofCasa de Manuel Ferreira Photo ofCasa de Manuel Ferreira Photo ofCasa de Manuel Ferreira

Casa de Manuel Ferreira

Casa de Manuel Ferreira nascido em 2 de Dezembro de 1762 com o nome religioso de Manuel de Santa Inez, Frade Agostinho e eleito Bispo do Porto de 15-08-1833 a 24-01-1840 data da sua morte. Era filho de lavradores de Rio Tinto (Gondomar). Aos dezoito anos, entrou para o Colégio dos Grilos ou Mosteiro dos Religiosos Ermitas Descalços de Santo Agostinho, onde professou em 1781, adoptando então o nome de Frei Manuel de Santa Inez. Ocupou diversos cargos eclesiásticos incluindo o de Bispo do Porto, mas o titulo não lhe foi confirmado pelo Papa Foi um liberal convicto. Morreu em 1840, aos 78 anos de idade, tendo sido sepultado no Cemitério da Lapa, no Porto.[

PictographReligious site Altitude 456 ft
Photo ofIgreja de São Brás - Igreja Paroquial de Baguim do Monte Photo ofIgreja de São Brás - Igreja Paroquial de Baguim do Monte Photo ofIgreja de São Brás - Igreja Paroquial de Baguim do Monte

Igreja de São Brás - Igreja Paroquial de Baguim do Monte

A Igreja de São Brás situa-se na freguesia portuguesa de Baguim do Monte, cidade de Rio Tinto, do concelho de Gondomar, no largo com o mesmo nome, em pleno centro da freguesia. Possui um única torre sineira do lado esquerdo e sobre o portal da entrada contém a seguinte inscrição: "CAPELLA DE S. BRAZ NO LOGAR DO OUTEIRO EXISTE DESDE TEMPOS EMMEMORAVEIS REEDIFICADA PELOS MEZARIOS E BEMFEITORES EM 1885".

PictographWaypoint Altitude 381 ft
Photo ofPormenor de caminho 2

Pormenor de caminho 2

Vislumbres de caminhos rurais

PictographWaypoint Altitude 398 ft
Photo ofPormenor de caminho 3

Pormenor de caminho 3

Pedra invulgar num antigo muro de pedra, aparenta ter vindo de uma outra construção qualquer.

PictographWaypoint Altitude 424 ft
Photo ofPormenor de caminho 4

Pormenor de caminho 4

Um garrafão em pedra na entrada de um campo.

PictographWaypoint Altitude 388 ft
Photo ofPormenor de caminho 5

Pormenor de caminho 5

Vislumbres de caminhos rurais

PictographWaypoint Altitude 370 ft
Photo ofEscola Secundária de Rio Tinto

Escola Secundária de Rio Tinto

PictographWaypoint Altitude 391 ft
Photo ofPormenor de caminho 6

Pormenor de caminho 6

Azulejo que retrata o Douro e os seus barcos rebelos.

PictographWaypoint Altitude 383 ft
Photo ofPormenor de caminho 7 Photo ofPormenor de caminho 7

Pormenor de caminho 7

Murais na antiga escola de Rio Tinto

PictographWaypoint Altitude 345 ft
Photo ofPormenor de caminho 8

Pormenor de caminho 8

Vislumbres de caminhos rurais

PictographWaypoint Altitude 321 ft
Photo ofCentro Cultural Amália Rodrigues

Centro Cultural Amália Rodrigues

Um espaço que é palco de diversos acontecimentos culturais.

PictographReligious site Altitude 292 ft
Photo ofIgreja de São Cristovão - Igreja Paroquial de Rio Tinto Photo ofIgreja de São Cristovão - Igreja Paroquial de Rio Tinto Photo ofIgreja de São Cristovão - Igreja Paroquial de Rio Tinto

Igreja de São Cristovão - Igreja Paroquial de Rio Tinto

A Igreja Matriz de Rio Tinto, também referida como Igreja Paroquial de Rio Tinto e Igreja de São Cristóvão, localiza-se na freguesia e na cidade de Rio Tinto, Município de Gondomar, Distrito do Porto, em Portugal, erguendo-se sobranceira ao vale do Rio Tinto. O atual templo, sob a invocação de São Cristóvão, padroeiro da cidade, foi iniciado em 1768, sobre outro, mais antigo, associado ao antigo Mosteiro de São Cristóvão de Rio Tinto, de freiras beneditinas, extinto em 1535. No seu interior a Igreja apresenta uma só nave possuindo um arco cruzeiro ladeado por dois altares (Santíssima Trindade e Nossa Senhora do Rosário) que separa a região do presbitério (Altar-mor) do resto do corpo. No arco cruzeiro encontra-se o brasão Beneditino. Nela destacam-se os vários altares em talha dourada, como o de Santa Luzia, São Bento das Pêras, Nossa Senhora das Dores, com diversas imagens de valor artístico e histórico. No seu exterior, destacam-se seis paineis de azulejos monocromáticos. Dois encontram-se, um de cada lado, nas paredes laterais das torres sineiras: o do lado esquerdo é dedicado a D. Nuno Álvares Pereira, com a inscrição "GUERREIRO E SANTO PORTUGUÊZ"; e o do lado direito é dedicado a Santa Mafalda, com a inscrição: "SANTA MAFALDA, FILHA DE D. SANCHO I, REI DE PORTUGAL, FALECIDA NO ANTIGO CONVENTO DAS RELIGIOSAS DA ORDEM DE S. BENTO DE RIO TINTO, NO DIA 1 DE MAIO DE 1256". Os demais painéis encontram-na na fachada principal, a nível do corpo superior, dedicados a Nossa Senhora de Fátima, São Cristóvão ("Padroeiro de Rio Tinto"), São Bento ("Que se venera em Rio Tinto") e Santo António de Lisboa.

PictographWaypoint Altitude 276 ft
Photo ofJunta de Freguesia de Rio Tinto

Junta de Freguesia de Rio Tinto

O estatuto de Vila deu a Rio Tinto a possibilidade de usar um brasão próprio. Aqui, como em todas as localidades, pretende sintetizar as características históricas, económicas e culturais da terra a que pertence. Temos sobre fundo azul, uma espada, espetada num Rio, Tinto de sangue - lembrando a lenda que atribui o nome da localidade à batalha entre Cristãos e Mouros, que se terá saldado por uma grande mortandade; ladeando a espada, à direita, espigas (de milho e trigo) e à esquerda uma roda dentada - as primeiras evocando a actividade agrícola que outrora foi tão importante, a segunda simbolizando a indústria que se foi desenvolvendo a partir do início deste século.

PictographWaypoint Altitude 277 ft
Photo ofPormenor de caminho 9 Photo ofPormenor de caminho 9

Pormenor de caminho 9

Antigo tanque comunitário para se lavar a roupa.

PictographWaypoint Altitude 277 ft
Photo ofPormenor de caminho 10

Pormenor de caminho 10

Vislumbres de caminhos rurais

PictographTrain stop Altitude 277 ft
Photo ofEstção de Metro da Campaínha Photo ofEstção de Metro da Campaínha

Estção de Metro da Campaínha

PictographWaypoint Altitude 270 ft
Photo ofQuinta da Campaínha Photo ofQuinta da Campaínha

Quinta da Campaínha

A Quinta da Campaínha localiza-se na Rua de Campaínha, número 84, da cidade portuguesa de Rio Tinto, concelho de Gondomar, distrito do Porto. A quinta foi comprada ao Capitão Francisco da Silva Portela. Actualmente pertence a D. Maria Teresa Cunha Vieira de Araújo. Em 1765 foi edificada a Capela da Nossa Senhora da Conceição. A Capela da Nossa Senhora da Conceição foi construída em cantaria granítica, de estilo Barroco popular, com um janelão central a encimar a porta de entrada. O telhado é de duas águas rematado por dois pináculos e um cruz no centro. No exterior, do lado direito, um pequeno sino. No seu interior podemos admirar um singelo retábulo e estatuária religiosa, com destaque para a Nossa Senhora da Conceição, possui ainda um belíssimo oratório. A capela encontra-se num bom estado de conservação. A Quinta da Campaínha possui um portão ostentado por um Brasão em granito, de grande qualidade técnica de estilo Barroco. O Brasão tem um formato de escudo, tripartido horizontalmente, na zona superior uma cruz quadrangular, na zona central um leão, símbolo da força, na parte exterior as vieirinhas e a silva que provêm do nome da família. A encimar o Brasão, arquivoltas e um feixe de plumas. A rematar o portão dois pináculos. Do lado direito da entrada azulejaria com o nome "Quinta de Campaínha".

Comments

    You can or this trail