Photo ofCaminho dos Tropeiros - Fazenda Santa Cândida / Rancho do Costão - Serra do Imaruí Photo ofCaminho dos Tropeiros - Fazenda Santa Cândida / Rancho do Costão - Serra do Imaruí Photo ofCaminho dos Tropeiros - Fazenda Santa Cândida / Rancho do Costão - Serra do Imaruí

2 days 2 hours 20 minutes
May 1, 2023
May 2023

near Bom Jardim da Serra, Santa Catarina (Brazil)

Caminho dos Tropeiros - Bom Jardim da Serra / Orleans - Fazenda Santa Cândida / Três Barras

O Caminho dos Tropeiros é uma antiga passagem que ligava o litoral ao planalto catarinense, utilizado para o escoamento de produtos e animais comercializados na época. Localizado na Serra do Imaruí, este caminho é mais antigo que a Serra do Rio do Rastro, com relatos do Século XVII, e inclusive com menções de que foi percorrido por Anita Garibaldi.

Nível da trilha:
Físico: Difícil
Técnico: Difícil
Mental: Médio

Sobre o percurso:
Não realizar este percurso sem o auxílio do GPS!

Início da trilha partindo da Fazenda Santa Cândida, rumo Cânion das Laranjeiras Sul. Atravessar Cânion das Laranjeiras Sul rumo ao vassoural. Atravessar o vassoural e cruzar por um capão de mato com um pequeno riacho. Após o capão de mato, cruzar um campo aberto com vista dos paredões até o início da decida entre o Pico do Urubu e o Morro dos Rodrigues. O caminho é de grande acúmulo de altitude em curta distância. Deve ser feito devagar e com o auxílio de bastões se possível. A luminosidade é baixíssima mesmo durante o dia. O terreno é rochoso, a vegetação é abundante e há possibilidade de encontros com animais silvestres. Ao chegar no fim da descida você encontrará uma gruta com santos ao lado de um riacho que desce da montanha. Seguindo por uma trilha aberta você chegará até às 3 Barras em Orleans.

Vegetação: Campo Alagado - Mata Atlântica

Essa trilha não é recomendada para pessoas inexperientes, sem preparo físico, ou com algum problema de saúde.

Nós realizamos o caminho inverso, e recomendamos que primeiro se faça a subida e depois a descida, nesse caso, sem necessidade de ir até a Fazenda Santa Cândida.