Caminho dos Covais

November 4, 2020
November 2020

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Regresso a Manteigas e regresso para fazer o Caminho dos Covais, ou o caminho que não nos leva a lado algum. Este caminho foi construído pelos Serviços Florestais de Manteigas, na tentativa de criar um acesso para a construção de uma barragem no Vale da Candeeira, o que acabou por não ter conclusão/viabilidade, tendo as obras parado no local onde atualmente o caminho termina.
Manteigas é maravilhoso, mais ainda no Outono, mas por mais que já se conheça é impossível não ficar deslumbrado com as cores outonais. Ainda nem se começou a caminhar a ali estão as cores na estrada, então a estrada da Casa do Guarda(pelo menos é esse o nome no strava) é simplesmente deslumbrante.
Mas vamos lá à caminhada. Começo junto à estrada já referida. A fase inicial do percurso é parte integrante da PR4 - Rota do Carvão e assim segue até à cortada para a Nave da Mestra. Até aqui temos um caminho limpo, daí para a frente reina a vegetação, algo que não acontecia da primeira vez que fiz o caminho dos Covais.
Zonas com muitas árvores, com muitas cores nesta altura do ano, sempre com uma vista fantástica para Manteigas, para o Bosque de São Lourenço, para o Vale Glaciar do Zêzere e para as árvores coloridas do lado oposto, na estrada para o Poço do Inferno.
O caminho dos Covais, realmente não nos leva a lado algum, mas a paisagem...a paisagem é fabulosa.
O caminho que acaba numa zona entre ao Fragão da Risca e da Laje do Gamão, junto ao curso de água Ribeira da Porta e da Barroca dos Covões, está infelizmente com muita vegetação, o que o torna algo perigoso em algumas zonas, já que temos que ir na beira de um precipício. Independentemente disso vale a pena fazer, com cuidado, mas a fazer, pois a paisagem é simplesmente fabulosa.

Final do caminho dos covais

placa Nave da Mestra

PictographRuins Altitude 3,773 ft

Casa das matas nacionais

Vista

Vista Zêzere

• Photo of Vera Santos * Barbie
    Vera Santos * Barbie Apr 19, 2021

É sem dúvida lindíssimo, e valeu apena pela paisagem imponente, só é Pena ser ir e vir! Eu pessoalmente perfiro percurso circular! E não havia tempo para fazer pela nave da mestra!