CAMINHO DO PORTO VELHO E SILHAS DE PARDELHAS

Photo ofCAMINHO DO PORTO VELHO E SILHAS DE PARDELHAS Photo ofCAMINHO DO PORTO VELHO E SILHAS DE PARDELHAS Photo ofCAMINHO DO PORTO VELHO E SILHAS DE PARDELHAS

April 19, 2022
April 2022

near Campanho, Vila Real (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

CAMINHO DE PORTO VELHO E SILHAS DE PARDELHAS

A principal riqueza do concelho de Mondim de Basto é o seu património natural, num somatório de invulgares motivos de interesse para o visitante. Concelho marcado por duas zonas completamente distintas, uma ribeirinha, a do vale do Tâmega e outra tipicamente de montanha, desdobra-se em constantes locais paradisíacos e estradas de contemplação panorâmica, rasgado por um tecido vivo de riachos e ribeiros a deslumbrar quem o visita.

O trilho realizado, com inicio e fim em Campanhó, resulta da junção de partes dos trilhos PR8 - Caminho do Porto Velho e PR5 - Trilho das Silhas de Pardelhas e evolui em altitude para revelar os encantos e mistérios do Alvão e das aldeias de montanha semeadas entre as nuvens: Campanhó, Pardelhas e Paço. O trilho desenvolve-se por caminhos antigos, estradão florestal e pavimento de paralelos, passando pela Pioca da Dorna e cascata da ribeira de Porto Velho, Alto da Cruz das Moças e Silhas do Pinchadouro, Toutiço, Chão do Rosso e Requeixo.

Consideramos um trilho de dificuldade moderada a elevada, aconselhado a quem tem boa preparação física devido à forte exposição solar, distância a percorrer e aos acentuados declives.

Pormenor do percurso

DESCRIÇÃO DO TRILHO

Iniciamos o percurso no Largo Central de Campanhó, pequena aldeia do município de Mondim de Basto encaixada nas encostas do Alvão. Seguimos no sentido anti-horário o PR8 - Caminho de Porto Velho. Saindo da aldeia intersetamos a Levada da Dorna que seguimos até à sua nascente. Esta parte do trilho é percorrida a meia encosta por caminho de rocha e pedra solta até à Cascata de Baixo e Pioca da Dorna. Para visitar o local temos de continuar na levada por mais 140 metros e regressar de novo ao ponto da derivação do trilho, mas vale bem a pena!

Voltando ao ponto da derivação (Pioca da Dorna) começamos a subir a ingreme encosta em ziguezague até ao Planalto Cruz das Moças, a 1013m de altitude, onde existe uma bonita e grande mariola. O local permite desfrutar de uma vista privilegiada da Ribeira do Porto Velho e da Queda de Água D’Alto, com cerca de trinta metros de altura. Aqui a paisagem é arrebatadora: avistam-se as imponentes serras do Parque Natural do Alvão, o Alto da Senhora da Graça, a serra da Cabreira e os picos da serra do Gerês.

Planalto da Cruz das Moças com Senhora da Graça no horizonte

Depois de uma breve pausa, onde contemplamos as magnificas vistas, seguimos o percurso. Agora, a descer por um amplo estradão florestal até intersetar a bifurcação da estrada municipal, ponto onde abandonamos o PR8. Percorremos por escassos metros a estrada que nos aparece de frente, para logo de seguida subir ligeiramente por caminho de pé posto até intersetar novo estradão florestal que nos orienta para a aldeia de Pardelhas. Mais abaixo, o amplo caminho dá lugar a outro mais estreito, entre um manto de urze e carqueja florida, que delicia as nossas vistas. No horizonte à nossa esquerda o Monte Farinha, onde se destaca o Alto da Senhora da Graça, à nossa direita as Vistas da aldeia de Pardelhas.

Continuando a descer a encosta avistamos a primeira silha de ursos, é necessário estar atento, pois não é evidente no horizonte, temos de procurar o melhor ponto para ter uma boa Vista da Silha do Toutiço. O trilho continua descende até intersetar o PR5, perto do Ribeiro do Chão do Rosso, atravessamos a ponte e começamos a subir para a aldeia. Novamente temos de procurar, do nosso lado esquerdo, o melhor ponto para uma boa Vista da Silha do Pinchadouro. As paisagens continuam a ser deslumbrantes e seguindo por um caminho entre campos, onde já se vê as marcas do PR5, entramos na Aldeia de Pardelhas. Seguimos pelas suas ruas até ao café da aldeia onde aproveitamos para fazer a pausa de almoço.

Urze e carqueja florida, no horizonte a aldeia de Pardelhas

Já de estômago aconchegado retomamos o nosso trilho. Seguimos em direção à pequena Igreja de Pardelhas, onde avistamos sinalética vertical do PR5, de aspeto recente. Continuamos à nossa direita pela estrada em direção aos campos agrícolas da aldeia. Alguns metros à frente abandonamos a estrada para seguir, à nossa esquerda, por caminho rural em direção ao Rio Freixeiro. Ao descer deparamo-nos com a Vista das Silhas de Requeixo, um conjunto de quatro silhas, mais estragadas e invadidas pelo mato do que as anteriores. O caminho leva-nos à Ponte sobre Rio Freixeiro, cruzamos o rio e seguimos ao longo da sua margem direita o antigo caminho, onde ainda hoje é visível nas pedras da calçada as marcas dos rodados das rodas dos carros de bois. Bonito troço do percurso, por entre um denso bosque onde junto às linhas de água predominam as folhosas, de que são exemplo os amieiros, e que nos leva até nova estrada municipal e a outra Ponte do Ribeiro da Ribeira.

Seguimos à esquerda pela estrada municipal, fomos alternando entre estrada e caminho florestal até chegar à Aldeia de Paço, que alcançamos após uma vigorosa subida. Sem chegar ao núcleo da aldeia contornamos o lugar pelas casas mais afastadas e seguimos por caminho rural e posteriormente estradão florestal, onde para além de vegetação mais rasteira, existem algumas áreas dominadas por plantações florestais como a do pinheiro-bravo e do eucalipto. Cruzamos por algumas vezes a estrada até atingir o planalto e iniciar a descida para Campanhó. A terminar o percurso, a passagem pelo centro da aldeia, serpenteando as ruas estreitas e íngremes, até se alcançar novamente o Largo Central de Campanhó, local de inicio e termino deste trilho.

Pormenor do percurso

Movimento médio: 4,2km/h
Acumulado positivo: 1214m
Acumulado negativo: 1214m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

TANQUE/AÇUDE

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos May 5, 2022

Bonito trilho, contar com a subida ingreme até ao Alto da Cruz das Moças!

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes May 5, 2022

Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.