Caminho de Fátima (Centro Ciência Viva do Alviela - Fátima)

Photo ofCaminho de Fátima (Centro Ciência Viva do Alviela - Fátima) Photo ofCaminho de Fátima (Centro Ciência Viva do Alviela - Fátima) Photo ofCaminho de Fátima (Centro Ciência Viva do Alviela - Fátima)

18 mi
October 21, 2013
October 2013

near Monsanto, Santarém (Portugal)

Caminho para Fátima por trilhos rurais, indo convergir no Caminho do Tejo. Com partida Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio (www.alviela.cienciaviva.pt).

Caminho moderado e diversificado entre olivais, eucaliptos e pinhais. Passagem no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, localidades de Monsanto, Covão do Feto, Minde, Covão do Coelho, etc.

PictographMountain hut Altitude 206 ft
Photo ofCentro Ciência Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO Photo ofCentro Ciência Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO Photo ofCentro Ciência Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO

Centro Ciência Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO

Foi inaugurado em 15 de dezembro de 2007 pelo presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. Encontra-se sob a responsabilidade do município de Alcanena. No interior do edifício encontra-se uma exposição interactiva permanente, dividida em três partes: o Geódromo, o Climatógrafo e o Quiroptário. O edifício dispõe ainda de auditório, sala de formação, centro de alojamento, centro de documentação e espaço de acesso gratuito à internet, refeitório, recepção e Loja. Além da exposição permanente, o Centro atua como dinamizador de exposições temporárias, eventos científicos e actividades lúdico-pedagógicas de interior e exterior. A implementação do Centro valeu ao município de Alcanena o prémio "Geoconservação 2010", outorgado pela Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico com o apoio da National Geographic-Portugal. Instituída em 2004, essa premiação contempla projetos desenvolvidos pelas autarquias portuguesas vocacionados para a preservação, estudo e vaorização do património geológico.2 Entre 2007, data de sua abertura ao público, até 2010, o Centro recebeu mais de 43 mil visitantes. CONTACTOS Morada: Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela, Louriceira, 2380-450 Alcanena Telefone: +351 249 881 805 E-mail: info@alviela.cienciaviva.pt Website: http://www.alviela.cienciaviva.pt Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_Ci%C3%AAncia_Viva_do_Alviela_-_Carsosc%C3%B3pio

PictographProvisioning Altitude 701 ft

Estaminé Bar

Morada: Pç. Alberto Guedes, n.º 19 2395-133 Minde, Alcanena Telefone: 249 840 215

PictographReligious site Altitude 691 ft

Igreja de Nossa Senhora da Assunção

Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, é um templo de uma só nave, com revestimento de azulejos do tipo padrão, azuis e amarelos. Na capela-mor, além do retábulo de talha dourada (datado de 1723) existem painéis de azulejos azuis e brancos, do século XVIII. (Imóvel de Interesse Público)

PictographMine Altitude 657 ft

Pedreira da Figueira Grande

PictographMine Altitude 598 ft

Pedreira de Monsanto

PictographProvisioning Altitude 677 ft

Restaurante 'O Caracol'

Morada: Travessa da Escola 2380-572 Covão do Feto, Monsanto Telefone: 249 890 235

PictographReligious site Altitude 1,161 ft

Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima, localizado na Cova da Iria, freguesia de Fátima (Portugal), é um dos mais importantes santuários marianos do Mundo. O actual reitor deste santuário é o Padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas. Em 1917 (ano da revolução soviética), Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia de Jesus (conhecidos por "os três pastorinhos"), dizem ter presenciado seis aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, tendo em Agosto acontecido no dia 19. No essencial da mensagem, Nossa Senhora teria pedido que se rezasse o terço todos os dias, conversão, e penitência. Moita Redonda e Lomba de Égua, distando a poucos quilómetros da Cova da Iria, eram os lugares povoados mais próximos. Numa dessas aparições, a Virgem Maria pediu para construírem uma capela naquele lugar, que actualmente é a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora. No decorrer dos anos, o Santuário foi sendo expandido até aos dias de hoje, existindo já duas basílicas, aumentando assim a capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto. O Santuário é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Basílica da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007. Destacam-se ainda a Capela do Lausperene (Laus Perene = Louvor Permanente) (onde está permanentemente exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada) e a Capela da Reconciliação, dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação (Confissão). Mais informação: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_de_F%C3%A1tima