Caminho das Araucárias - Etapa FLONA Canela (2023-03-12)

Photo ofCaminho das Araucárias - Etapa FLONA Canela (2023-03-12) Photo ofCaminho das Araucárias - Etapa FLONA Canela (2023-03-12) Photo ofCaminho das Araucárias - Etapa FLONA Canela (2023-03-12)

4 hours
1988
March 12, 2023
March 2023

near Canela, Rio Grande do Sul (Brazil)

A trilha:

As trilhas são muito bem sinalizadas e também recebemos orientações adicionais da Sra. Lurdes, funcionária do ICMBio que estava lá na data que visitamos. O local é muito bem manejado, com trilhas limpas marcadas, os jardins são bonitos e bem cuidados.

Uma parte das trilhas estão interditadas desde agosto de 2022, por causa da queda de várias árvores devido à condições climáticas adversas. O Flona está trabalhando na reabertura das trilhas, mas como as toras precisam ser removidas inteiras, ainda pode levar até um ano para a limpeza completa. A Sra. Lurdes explicou que as toras não podem ser cortadas, pois perdem o seu valor comercial e não são mais aceitas pelas madeireiras.

Como partes das trilhas estavam interditadas, fizemos uma caminho alternativo, saindo do parque pela estrada que vai para o Caracol e voltando ao parque ao lado do cemitério. Nós quisemos fazer o caminho alternativo pela estrada, mas é possível retornar pela mesma trilha à sede do parque. Na estrada nós vimos um belo riacho, trilheiros de motocicleta, belos sítios, vários cachorros, uma gata atravessando com seus quatro filhotinhos e por fim o cemitério. Infelizmente também vimos lixo depositado em alguns pontos na estrada.

A maior parte das trilhas passa por mata fechada com pouca exposição ao sol, são caminhos por mata de araucárias, pinus ou eucaliptos. O trecho da estrada é bem exposto e tivemos que reforçar a proteção ao sol.

O trecho de floresta de araucárias é coberto de galhos secos e espinhosos, exigindo proteção para as pernas. Na portaria do parque existem perneiras que podem ser usadas pelos visitantes. Aliás, eles não permitem o acesso às trilhas para pessoas de bermuda e sem perneiras, pois há muito risco de arranhões ou perfurações. Se estiver de calças compridas eles não exigem o uso de perneiras. As calças de tecido macio não oferecem proteção total, pois podemos nos espetar mesmo de calças. Então, se não quiser acidentes com galhos de araucárias o melhor mesmo apelar para as perneiras.

O único ponto de hidratação do parque fica nas torneiras da sede ou da portaria. Os outros pontos com água não são potáveis, pelo risco de contaminação com os dejetos que descem do centro de Canela. Então, o recomendável é levar água suficiente para toda a trilha.

Os cachorrinhos residentes do parque são bem simpáticos. Nós só estacionamos o carro e veio uma cadelinha cumprimentar cada um de nós. Na volta da trilha a mesma cadelinha também veio nos receber de volta junto com outro cachorrinho q não vimos na entrada. A cadelinha veio novamente cumprimentando cada um.

Todas as trilhas que fizemos foram de nível fácil, mas marquei como moderada devido à distância. Nós não tivemos que atravessar nenhum rio ou muita lama, consegui chegar no final com os tênis secos e relativamente limpos.

Como chegar:

Você simplesmente digita "FLONA - Floresta Nacional de Canela" no Google Maps e ele te leva até na sede do parque.
Fiz o caminho Taquara x Igrejinha x Três Coroas x Gramado x Canela, pela RS115. Se for subir a serra, recomendo fazer este caminho, pois a estrada Taquara x São Francisco de Paula é toda com pista simples, estreita e sem acostamento. A estrada Três Coroas x Gramado possui terceira pista para subida, então, mesmo passando pelo centro de Gramado compensa, além de ser lindo. A estrada é de asfalto até perto da FLONA, apenas os últimos 3 quilômetros são de estrada de terra. A parte de chão é relativamente conservada, conseguimos rodar sem problemas. Observação: RS115 possui uma praça de pedágio entre Três Coroas e Gramado, o valor cobrado é de R$ 7,10.

A FLONA (Floresta Nacional de Canela):

A FLONA de Canela tem uma área de aproximadamente 557ha, com altitudes que variam de 740 a 840 metros. Esta Unidade é parte da área abrangida pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica como Área Núcleo, sendo considerada uma região de "alta prioridade" para a conservação pelo Workshop de Áreas Prioritárias para a Conservação da Mata Atlântica (MMA, 2001).

Atualmente, não há cobrança de ingresso de acesso à FLONA. Havia um projeto de concessão à iniciativa privada, chegou a ser noticiado, mas no momento o parque ainda está sob a administração do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). A FLONA fica aberta todos os dias da semana entre 08:00 e 17:00 horas. de segunda a sexta-feira o museu fica aberto a visitação.

Todos os funcionários foram muito prestativos. Nós visitamos em um domingo, quando o museu do centro do visitantes não é aberto, mas mesmo assim a Sr. Lurdes nos mostrou o lugar.

Mais informações:

Compartilhei um vídeo da trilha em:

Curiosidades:

As trilhas são cobertas por cogumelos das mais variadas cores e formas.

O chão da floresta é fofo em alguns pontos, devido ao depósito de material orgânico em decomposição e de raízes, às vezes parece que estamos andando sobre um colchão.

As florestas de pinus são um espécie de "deserto verde". Alguns afirmam que esta afirmação é equivocada, mas ao se observar este tipo de floresta, podemos constatar que poucos animais e plantas sobrevivem neste ambiente. De fato, na Flona as diferenças entre as matas nativas e de reflorestamento com pinus são bem evidentes.

Siga as Práticas de Mínimo Impacto para Ambientes Naturais

Conservação do Ambiente🌿
Não deixar nada para trás.
Não levar nada da natureza com você.
Procurar ao máximo manter tudo como encontrou.

Respeito aos Animais🦋
Não alimentar, tocar ou interferir no habitat dos animais.
Aproveitar as oportunidades apenas para observá-los e admirá-los.
Os animais podem morrer apenas pelo stress de serem tocados.

Atenção e Prudência🚩
Respeitar as condições adversas da natureza e seus limites pessoais.
Utilizar equipamentos de proteção.
Manter a sua vida e a de seus companheiros em segurança.

Prezar por uma Experiência Positiva😃
Evitar grupos grandes e perturbação em locais coletivos.
Ter consciência de que suas atitudes afetam a experiência das demais pessoas.

PictographInformation point Altitude 2,539 ft
Photo ofPlacas de informações na entrada do parque Photo ofPlacas de informações na entrada do parque Photo ofPlacas de informações na entrada do parque

Placas de informações na entrada do parque

PictographLake Altitude 2,534 ft

PictographLake Altitude 2,530 ft

PictographMuseum Altitude 2,538 ft

Museu da FLONA

PictographLake Altitude 2,525 ft

Início da trilha

PictographFauna Altitude 2,539 ft

As trilhas são cobertas por cogumelos das mais variadas cores e formas

Pequeno anfíbio no chão da floresta

As trilhas são cobertas por cogumelos das mais variadas cores e formas

Os cogumelos ficam com esta aparência estranha depois de soltar os esporos.

Fungo

Fungos

Riacho ao lado da estrada

PictographLake Altitude 2,567 ft

Lago

PictographLake Altitude 2,560 ft

• Photo of Ismaelherrmann
    Ismaelherrmann Oct 22, 2023

Fiz a trilha ao contrário, ótima para se fazer um bate e volta rapidinho.

• Photo of deiseportal
    deiseportal Oct 23, 2023

Obrigada pela avaliação Ismaelherrmann, abraços e boas trilhas!!!