[Caminho Central Português] De Vila do Conde a São Pedro de Rates

Photo of[Caminho Central Português] De Vila do Conde a São Pedro de Rates Photo of[Caminho Central Português] De Vila do Conde a São Pedro de Rates Photo of[Caminho Central Português] De Vila do Conde a São Pedro de Rates

April 25, 2022
April 2022

•   4.7 1 review

near Vila do Conde, Porto (Portugal)

Etapa do Caminho Central Português entre Vila do Conde e São Pedro de Rates.

Etapa de dificuldade fácil, sem elevações de registo e com alguns pontos de interesse, nomeadamente os religiosos. É uma etapa que se faz com passagens em paisagens rurais, marcadamente agrícolas. Infelizmente, isto não significa que se sai de estrada, sendo o alcatrão e o paralelo presentes sempre fazendo que a etapa nunca passa em terrenos mais macios ou mais "naturais". Nem sequer foram assinalados pontos de interesse relativos a risco de passagem em estradas nacionais ou em estradas mais estreitas por aparecerem varias vezes durante o caminho. De registo maior a passagem no Mosteiro de São Simão da Junqueira e a Igreja Românica de São Pedro de Rates.

A etapa teve inicio na ponte sobre o Rio Ave, seguindo marcação indicativa para virar à direita. Na ponte aparecem variadas indicações, uma para o Caminho Português da Costa, outra para o Albergue de Santa Clara e a que seguimos para o Caminho Central. Pese embora o seguimento desta indicação, e consultando outras trilhas de outros utilizadores, ficou a ideia que o Caminho seguiria pela estrada nacional e não pelo caminho que segui. Isto fez com que, alguns quilómetros à frente houvesse alguma ausência de setas o que criou esta duvida. De qualquer maneira, o trajecto assinalado tem algumas marcações e desemboca naquilo que possa ser o caminho original.

Outra nota de relevo é que, na travessia da estrada nacional antes da chegada à Rates, há sinalização dúbia. Pelo que foi dado a entender, para passar directamente na Igreja Românica de Rates, terá que virar à esquerda na estrada nacional e atravessa-la um pouco mais à frente para passar na porta da igreja. Seguimos em frente nesse ponto o que fez com que, para visitar a igreja, tivéssemos que fazer um desvio do caminho marcado.

Calçado aconselhado: sapatilhas de caminhada

Calçado: Bestard Trotter II
Meias: Lurbel B-Max

PictographMonument Altitude 12 ft

Neste ponto encontra-se a seta depois de algum tempo sem as visualizar. Tendo em conta as notas deixadas na descrição da trilha

PictographPicnic Altitude 200 ft

PictographReligious site Altitude 161 ft

PictographReligious site Altitude 177 ft

PictographReligious site Altitude 171 ft
Photo ofIgreja Românica de São Pedro de Rates Photo ofIgreja Românica de São Pedro de Rates Photo ofIgreja Românica de São Pedro de Rates

Igreja Românica de São Pedro de Rates

• Photo of jjurdi@icloud.com
    jjurdi@icloud.com Apr 2, 2024

Excellent route to cross from the Coastal Camino to the Central Camino. Very accurate

• jeh.maccabee Apr 9, 2024

Many thanks. This was a useful route to follow for this confusing switch from Litoral to Central routes of the Camino Portuguese. There are some prettier variations but maybe best not tried in ‘shoulder’ season. I walked by the river for about a kilometre in waist-high vegetation as a detour/diversion from this route. Very pretty but got totally drenched from the dew! Clearly this riverside path hasn’t been used for some time. This published route is almost entirely on roads.