Caminhada Serra de Sintra

November 1, 2017
November 2017

•   4.3 1 review

near Capuchos, Lisboa (Portugal)

Caminhada na Serra de Sintra, com início e fim no Parque de Estacionamento do Convento dos Capuchos.

Percurso de fácil identificação, quase sempre em estradão de terra batida, que apenas está classificado com dificuldade moderada devido à distância. A vegetação que domina o percurso é o Eucalipto, Acácia (infelizmente), Pinheiro, entre outras.

Este percurso tem dois pontos de passagem que merecem ser realçados:

-"ANTA DE ADRENUNES": Local classificado como Monumento Nacional desde 16 de Junho de 1910.
A "Anta de Adrenunes", sobretudo por suscitar, junto de vários investigadores, as maiores dúvidas relativas à sua natureza antropizante, o facto é que seria classificada, logo em 1910, como "Monumento Nacional", pelo Conselho Superior dos Monumentos Nacionais. Estamos, por conseguinte, em presença de um conjunto de pequenos penedos, entre os quais se abre, a Poente, uma galeria estreita, com cerca de cinco metros de altura, que poderá ter sido utilizada como necrópole colectiva durante o longo período megalítico português, sem aparente modelação (ou adaptação) humana a essa finalidade, uma das razões pelas quais não deverá ser entendida como "Anta"/"Dolmen".

-PENINHA: O grande mestre Alfredo Azevedo no seu livro começa por nos dizer o seguinte: "Pelo que tenho conhecimento já existiram 3 capelas no santuário da Peninha. Uma construída antes de 1673 que era uma pequena ermida, outra construída em 1673 mas que ruiu nesse mesmo ano em virtude de um forte abalo de terra, e a actual.
Quem construiu a terceira capela da Peninha foi Pedro da Conceição que segundo nos diz Raul Proença no seu guia de Portugal, era canteiro de seu ofício e homem iluminado, que se deixou prender pelo lugar e, de seus pulsos sobre a rocha colossal, ergueu aquele oratório à virgem da Peninha. Foi ele que lavrou os degraus de pedra dura que lhe dão acesso e calçou a tijolo o eirado.
Os degraus actuais não são os primitivos. Diz também Raul Proença que até à data da construção deste pequeno templo, nos finais do século XVII a imagem estivera na capela de S. Saturnino".

• Photo of Jorge Sousa 1
    Jorge Sousa 1 Feb 3, 2020

Um trilho muito interessante pelo verde da serra de Sintra.
    Fiz o trilho debaixo de chuva e nevoeiro e mesmo assim, deu para apreciar bastante a caminhada.