Caminhada Noturna - Por Campia

July 11, 2020
July 2020

near Cambarinho, Viseu (Portugal)

Mais uma caminhada noturna, esta pela povoação de Campia, pertencente ao concelho de Vouzela, com especial destaque para a passagem pelas diversas quintas existentes nesta povoação e principalmente pela Santa Milagrosa, situada à entrada de Campia, quem vem da A25.
Iniciamos muito perto do nó da A25, à entrada da povoação de Cambarinho, inicialmente seguimos na estrada de alcatrão que atravessa a aldeia de Cambarinho e seguimos para Campia, ao chegar à rotunda da entrada da povoação, fomos visitar a Quinta dos Amores, quinta pequena e pertença de um particular mas muito bem arranjada, com um mini circuito pedestre no seu interior que percorre toda a sua área, após a visita regressamos à rotunda e aqui entramos no caminho em terra batida paralelo à variante de campia, este caminho segue paralelo à estrada até à rotunda da Zona Industrial.
Seguimos na estrada da Zona Industrial e no cruzamento viramos à direita e logo de seguida deixamos o alcatrão viramo novamente à direita e entramos na estrad de terra batida que nos leva até à Quinta das Cavadas, infelizmente, como era de noite, estava fechada o que impossibilitou de ver os diversos animais que coabitam na Quinta.
Daqui pelas ruas de Campia seguimos para a próxima quinta, a Quinta da Capela, esta muito requisitada para eventos, após as fotos, o caminho entre as diversas casas segue até ao centro de Campia, bem perto da Igreja matriz, nesta estrada viramo à direita e seguimos para a Santa Milagrosa, uma imagem imponente da N. Sr.ª de Fátima colocada num lugar bastante alto à entrada de Campia, onde se verifica que o local é muito bem cuidado e bastante frequentado.
Do alto e após percorrer os passadiços existentes descemos na direção da antiga pedreira, agora transformado num lago, mas que se encontra vedado por ser perigoso, contornamos o lago e a descer seguimos para Cambarinho por estrada uma terra batida, ao chegar à aldeia o caminho estreita e pelas ruas da povoação descemos até ao local onde iniciamos esta caminhada noturna.
Um percurso curto, fácil mas recheado de vários pontos de interesse.
Claro que não existem marcações e para quem não conhece devem utilizar o GPS.