Caminhada da Espiga 2022-05-26-caminhada-60k-(2x30km)

Photo ofCaminhada da Espiga 2022-05-26-caminhada-60k-(2x30km) Photo ofCaminhada da Espiga 2022-05-26-caminhada-60k-(2x30km) Photo ofCaminhada da Espiga 2022-05-26-caminhada-60k-(2x30km)

May 26, 2022
May 2022

near Cardosinhas, Lisboa (Portugal)

Rondulha-Para o dia 26 de Maio de 2022, Quinta-Feira de Ascensão (Dia da Espiga), Feriado Municipal em diversos municípios, principalmente dos Distritos de Lisboa e Santarém, o Grupo "Caminheiros Daqui e d'Além" lança a proposta de uma pequena caminhada, gratuita, de tipologia circular com cerca de 60Kms de extensão e com um acumulado positivo na ordem dos 1200m, com inicio pelas 7:00h, na localidade de Rondullha, no limite dos concelhos de Arruda dos Vinhos e Vila Franca de Xira (Junto aos restaurantes).

Salvo, uma ou outra melhoria (alteração/correcção), de que possa vir a ser alvo, o percurso encontra-se definido, sendo constituído por 2 mini-percursos de 30Km, ambos com inicio e fim em Rondulha. Este "desenho" possibilita uma melhor gestão logística, dado que permite que a paragem maior ocorra junto aos carros, assim como dá a possibilidade dos participantes optarem por fazer a totalidade do percurso (60Km) ou só metade (30Km).

Tendo como principal objectivo a deslocação a dois locais de celebração nesse dia, designadamente, a Ermida do Senhor Jesus da Boa Morte, em Povos, no concelho de Vila Franca de Xira, e a Capela da Nossa Senhora do Monte em Arruda dos Vinhos.

Assim, a caminhada proposta, será uma pequena Peregrinação que percorrerá trilhos, caminhos rurais, ruas urbanas e estradas de Vila Franca de Xira a Arruda dos Vinhos, com passagem por montes, vales. lugarejos. aldeias, áreas rurais e núcleos urbanos.

O número de paragens previstas é de 5 (aprox. de 10Kms, em 10Kms), sendo 2 em cada um dos percursos de 30km e uma entre os dois percursos, conforme acima mencionado.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

E aceitando o convite do meu amigo José Sousa, iniciámos a caminhada percorrendo os vários trilhos até chegarmos à Ermida do Senhor Jesus da Boa Morte, da qual se desfruta uma maravilhosa paisagem do Rio Tejo e toda a zona do Carregado até Alhandra. Estava previsto temperaturas altas para este dia 32 graus que se começava a sentir. Nos campos encontramos algumas pessoas que tinham colhido ramos de espiga, fazendo jus ao dia. O calor cada vez mais intenso obrigava-nos não só a recorrer ao nosso abastecimento de líquidos, protecção solar como a algumas bicas de água ou fonte (Jardim da Fonte - Cadafais), que íamos encontrando. Nos limites de V.F.Xira e Arruda dos Vinhos, (zona de bons vinhos) atravessámos várias vinhas todas bem tratadas, com as suas casas senhoriais/quintas onde nalgumas tinham indicação para se fazer a prova desse néctar dos Deuses! Ao passarmos pelo Mosteiro Ortodoxo do Nascimento da Mãe de Deus, local de culto envolto em zona florestal e harmoniosa, um pouco de descanso e voltar ao caminho. Academia de Dressage e descida ao Rio Grande da Pipa ao atravessarmos por cima das pedras o cheiro poluente do mesmo deixa muito a desejar aos responsáveis dos municípios por onde passa. Subida até Cardosas com o seu bonito miradouro e moinho de vento. Percorremos mais alguns caminhos rurais e urbanos e chegada a Rondulha, início e terminus dos primeiros 30kms e que para mim também foi o final da caminhada. O corpo, o calor e alguma falta de descanso diziam-me para ficar por ali! Mas os outros caminheiros após refazerem o desejo ao estômago e algum descanso seguiram para os outros 30Km.