Caminhada: Do Bosque da Uva até a Gruta de Bacaetava

Photo ofCaminhada: Do Bosque da Uva até a Gruta de Bacaetava Photo ofCaminhada: Do Bosque da Uva até a Gruta de Bacaetava Photo ofCaminhada: Do Bosque da Uva até a Gruta de Bacaetava

August 20, 2022
August 2022

near Colombo, Paraná (Brazil)

Nota: O percurso total de ida e retorno e de aproximadamente 24km. Esqueci de ligar o Wikiloc na ida, fazendo isso somente na Serrinha.

Saímos do Bosque da Uva as 07:10, no centro de Colombo, em direção a gruta de Bacaetava, numa caminhada de aproximadamente 12,5km, seguimos pela rodovia Antonio Gasparim, totalmente asfaltada até lá, o único inconveniente é o alto trafego de caminhões, e alguns trechos com pouco acostamento, tirando isso é um belo caminho, repleto de belas casas novas e antigas, muitas plantações, muitas matas e muitas “capelinhas”, estava um dia frio (temperatura de 3 graus e sensação de zero grau), mas não atrapalhou nossa caminhada, chegamos na gruta as 10:20, após uma caminhada de 3h10min com algumas paradas para água e descanso.

Já tínhamos um agendamento para uma visita monitorada com guia pelo interior da gruta, foi excelente, essa gruta conta com uma boa infraestrutura: Cineminha antes do passeio explicando sobre a gruta, como foi criado o parque, curiosidades geológicas, etc., e além do guia, que acompanha e explica sobre a gruta, eles fornecem lanternas, também conta com banheiros, quiosques para lanche, estacionamento e uma lanchonete.

Após a visita fomos a um quiosque, aonde fizemos um delicioso piquenique e comemoramos os aniversariantes do mês. Depois do lanche e descanso, retornamos a pé pelo mesmo caminho, e após 3hs e 10 min, chegamos novamente ao bosque da uva, aonde finalizamos nossa atividade.

Participaram dessa atividade 12 integrantes: Willy, Alessandra, Diana, Aninha, Zeca, Emilly, Lili, Elisangela, Bruno, Marisa, Isabel, Edvaldo e Nina (uma cadelinha muito carinhosa, que mora no bosque da Uva e nos acompanhou até a gruta e no retorno também).