Cambirela: Trilha da Cachoeira Perdida

Photo ofCambirela: Trilha da Cachoeira Perdida Photo ofCambirela: Trilha da Cachoeira Perdida Photo ofCambirela: Trilha da Cachoeira Perdida

December 5, 2015
December 2015

near Pontal, Santa Catarina (Brazil)

Cambirela: Trilha da Cachoeira Perdida
Atenção: Boa parte deste trajeto não tem trilha, foi realizado no meio do mato por vegetação rasteira até encontrar o ponto marcado como "Cachoeira Perdida do Cambirela. A proposta deste trajeto foi conhecer trilhas e caminhos alternativos do Cambirela, quando localizamos um caminho usual que possivelmente daria a trilha da via 1, resolvemos retornar para achar outra saída, uma parte do caminho de volta foi por dentro do rio, finalizamos a trilha dentro do Pátio da CERENE (Centro de Recuperação Nova Esperança: Para uma Vida sem drogas) onde solicitamos autorização para poder sair por dentro da propriedade.

O Morro do Cambirela (922 m) é uma montanha situada no maciço do mesmo nome e fica localizado no Município de Palhoça, próximo de Florianópolis. Está situado na Serra do Tabuleiro e está dentro do território do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PEST), sendo esta a maior Unidade de Conservação no Estado de Santa Catarina.
As formações rochosas encontradas no Cambirela são de granito e basalto, uma mistura interessante comumente encontrada na região, fronteira entre a Serra do Mar e a Serra Geral, ambas com formações geológicas distintas.

Atenção neste trilha: Devido a falta de sinalização e manutenção da trilha, frequentemente acontecem incidentes com pessoas que não estão acompanhadas por condutores que conhecem bem a trilha, com a necessidade inclusive da intervenção do Corpo de Bombeiros e/ou Polícia Militar para salvamento / resgate de pessoas que ficam perdidas no meio do mato.

Devido aos desafios nesta trilha que exigem razoavelmente do físico, psicológico e orientação graduo como uma trilha "Difícil", apesar de não ter grandes dificuldades.

PictographWaterfall Altitude 912 ft

Cachoeira

Cachoeira perdida do Cambirela

Pedra enorme com córrego ao lado

PictographWaterfall Altitude 971 ft

Cachoeira

PictographLake Altitude 617 ft

Captação de água

• Photo of mario cesar firmino
    mario cesar firmino Dec 8, 2015

Esse lugar na época chamava-mos de cachoeira da usina de leite, que fica a direita , faz muito tempo que não vejo nada desse lugar, nessa cachoeira que pela primeira vez eu e minha namorada fomos surpreendidos por uma cabeça d água ,Em determinada altura tem um buraco em forma de cilindro bem no meio de uma pedra na corredeira,onde da para entrar de pé. Eu já estava me organizando para subir até o cume por ela no próximo ano, mais vejo que já fizeram um trecho, muito legal, só que não farei esse retorno,continuo até o cume,quem sabe possa acompanhar e assim conhecer todo o percurso. ta ai o convite, muito show.

• Photo of Trilheiro do Mundo
    Trilheiro do Mundo Dec 8, 2015

Realmente lindo lugar... mas esta foi apenas a primeira incursão. O objetivo é seguir o curso dágua até a nascente.

• Photo of Johnny S
    Johnny S Dec 8, 2015

É um lindo lugar, temos que subir e desbravar aquele local. E com parceria com certeza é bem melhor.

• Photo of Diego Sesary Weber
    Diego Sesary Weber Dec 30, 2015

Eu topo!

• Photo of Andre Oliver
    Andre Oliver Jan 14, 2016

Show. Ainda não conheço mas em breve irei.

• Photo of Johnny S
    Johnny S Jul 21, 2020

ACESSO PROIBIDO: DE ACORDO COM A PORTARIA IMA 073/2020 ESTÃO SUSPENSAS AS ATIVIDADE NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO.
    Neste momento de pandemia, as Unidades de Conservação encontram-se fechada para uso público, conforme Portaria n. 073/2020 do IMA. O Cambirela, por consequência do incêndio ocorrido na região, em meados de maio, além de resgate que teve que ser organizado para socorro de pessoas perdidas nas trilhas, juntando-se a restrição pela pandemia, também teve seu acesso fechado, até que sejam reestruturadas as vias de acesso nos quesitos de sinalização, manutenção, bem como organização dos regramentos do acesso.
    Alguns órgão vem trabalhando com o pessoal do parque para que tenhamos a liberação do mesmo.
    Solicitamos aos frequentadores que esperem a devida liberação. Qualquer problema que venham a ocorrer no interior dos parques, e em especial no Cambirela, poderá fazer com que o mesmo fique fechado por mais tempo. Respeitem e façam respeitar essa determinação, para que não se prolongue ainda mais essa interdição.