Camapuã, Tucum e Cerro Verde

March 31, 2019
March 2019

near Rio Bonito, Paraná (Brazil)

Trilha realizada no dia 30-03-2019, iniciando a subida perto das 08:00 horas da manhã, partindo da chácara do bolinha.
A trilha inicia com leve inclinação, bem aberta, e com algumas cruzadas a um pequeno riozinho.
Porem este rio, devido a algumas chuvas fortes e desmoronamentos, está com sua cara totalmente alterada. Muitas pedras, árvores caidas, por todo o trecho, parece que uma chuva muito forte caiu e foi levando tudo junto.
Até uma linda cachoeira agora apareceu ao lado da trilha. Ela já deveria estar lá, mas devido a mata fechada, não dava para ver, mas agora está lá toda linda.
A subida até o cume do tucum foi feita e cerca de 2:15 horas. Sem grandes dificuldades, apenas muito barro e a aquela cansativa rampa do camapuã.
No cume do camapuã, foi colocada uma caixa de cume, onde tem um caderno, para colocar seu nome. Cuide para que o caderno seja devidamente guardado após colocar o seu nome. Não gaste folhas do mesmo desnecessáriamente, utilize o espaço com bom senso.
Mo cume do camapuã fizemos uma breve parada para fotos e depois partimos ao tucum.
mais meia hora e chegamos ao cume. Colocamos o nome no caderno, fizemos um lanche, algumas fotos e depois partimos seguindo a trilha sentido Cerro verde.
Logo após o tucum, começa uma descida muito íngreme, onde com a ajuda de 4 cordas que estão lá nos paredões, descemos com muito cuidado as encostas do mesmo.
Pense num trecho perigoso, escorregadio e muito inclinado. Tome muito cuidado nesse trajeto, você pode se machucar com facilidade ali.
Depois da descida da perigosa encosta quase vertical, se entra num vale, um pequeno sobe e desce e começamos a subir em direção ao cume. Sofri uma queda e quebrei meu bastão de caminhada no meio. Tome cuidado.
A trilha é fácil de se perder, portanto não vá sozinho e se possível tenha a trilha gravada no celular ou gps.
O cume do Cerro verde é pequeno, são umas 2 pedras médias, onde tem a caixa do cume.
pense num lugar lindo para fotos.
Classifico essa trilha como difícil, devido aos riscos de queda na descida da encosta após o tucum, a difícil subida deste ponto no retorno, a mata fechada e a chance de se perder.

PictographCar park Altitude 2,673 ft

Chácara do Bolinha

Ponto de partida. paga se 10 reais por pessoa. tem banheiros limpos Estacionamento. Bom atendimento e na volta aquela coca gelada e um pastel muito gostoso.

Porteira da chacara do Bolinha em direção a trilha.

Água limpa

Mini Cachoeira

Cruzando o riozinho novamente

Riozinho

Placa com a indicação da frequência de rádio de emergência.

Riozinho

Cachoeira Linda

Nova paisagem da trilha.

A árvore gigante da trilha.

Placas com indicação do sentido a pegar para cada trilha

Saída da Mata

Início da rampa sem fim do Camapuã.

Caixa de cume do Camapuã

Pico Camapuã

Caixa de cume Cerro verde

Vista do Tucum apartir do cerro verde

Cerro verde

Caixa de Cume do Cerro verde

• Photo of Clodoaldo Lima
    Clodoaldo Lima Apr 2, 2019

Realmente o trecho de descida do Tucum para o vale, requer muito cuidado. Uma queda ali e compromete seu passeio e sua vida. Mas a vista como disse e fantástica. Teremos que realizar a Itapiroca x Cerro Verde agora para vermos como é e se é mais fácil mesmo como dizem. Tmj👊

• Photo of vallelucas
    vallelucas Feb 13, 2020

Trilha muito boa! O trecho do Tucum até o Cerro verde realmente tem um certo nível de perigo e desgaste físico, além de uma mata mais fechada e dificil de se orientar. Mas está marcada com várias fitas laranjas que sem elas iria dificultar muito.

• Photo of Jean CR7 Trilheiro Pinhais 2018
    Jean CR7 Trilheiro Pinhais 2018 May 22, 2020

Dae Carlos bom dia
    Seguí sua trilha
    Deu boa
    Fiz em 11h contando com horas para descanso e fotos e alimentacao.
    Grato

• messias rodrigues ferreira Jun 14, 2020

Esse tempo marcado e subida e descida?

• Photo of Jean CR7 Trilheiro Pinhais 2018
    Jean CR7 Trilheiro Pinhais 2018 Jun 14, 2020

Sim messias.
    Trajeto inteiro .
    Boa tripp meu nobre

• Photo of Leandro.TripsOutdoor
    Leandro.TripsOutdoor Sep 13, 2020

Qnt tempo do Camapuã até o Cerro Verde ???

• Álvaro Taborda Oct 25, 2022

Parceiro, usei sua trilha no sábado, gravei o percurso… Camapuã, Tucum e Cerro Verde, mas ida e volta deu 30Km… gastei 12 horas ao todo… fiquei sem entender… kkkk… terminamos a noite já…