Camapuã, Tucum e Cerro Verde

May 21, 2022
May 2022

•   5 2 Reviews

near Rio Bonito, Paraná (Brazil)

Trilha considerada moderada para difícil, Cerro Verde pra mim é umas das montanhas que tem a melhor e mais bela visão do Pico do Paraná. Uma trilha intensa, com muitos obstáculos a vencer.
A trilha se inicia na Chácara do Bolinha, uma caminhada bem tranquila até o cruzo, com bastante disponibilidade de água no caminho, após passar o cruzo sentido Camapuã começa então uma longa subida até a chegar na rampa, tempo de percurso até o cume do Camapuã 2h15min de mochila de ataque, depois de passar o trecho de cume começa uma descida até o vale que leva ao Tucum um percurso entre 30 a 40 minutos dependendo do preparo físico. Para quem gosta de acampar, o local tem bastante espaço para barracas. Em seguida começa uma longa descida do Tucum com 4 trechos de cordas sendo a última um pouco mais longa, e bastante trechos de "escalaminhada" que na volta vai exigir muito de braços e pernas. Muito parecido com alguns trechos do Marumbi, mas sem nenhuma escadinha, somente raízes e pedras, esse trecho requer muitos cuidados o risco de queda é bem grande durante todo o percurso, mas com bastante cuidado chega até o vale e ao começar a subir vai exigir bastante do seu preparo físico. Do cume do Tucum até o cume do Cerro Verde levasse em torno de 1h:30min.
Nesse trecho é muito importante cuidados para não se perder, é ideal ter alguém que conheça a trilha ou ter um Gps para auxiliar, porém ela é bem demarcada, existe alguns trechos de bifurcação, na volta por exemplo ao chegar na bifurcação que leva para o Luar, deve-se manter a sua direita, evitando errar a trilha e perdendo tempo na volta, cuidado nesse trecho. No cume tem poucos espaços para acampar, se você tiver esse interesse, verifique antes na portaria do Bolinha se já tem alguém com interesse de acampar no cume, cabe em torno de 6 barracas no cume. Chegar lá com mochila cargueira e não ter espaço é bastante frustante, ai a dica é acampar no Luar ou no Ovo do Dinossauro para não ter que voltar para o Tucum novamente. No vale entre o Tucum e o Cerro verde tem aguá em abundancia para pegar.
Traga seu lixo de volta, não faça fogueira, aproveite bem a trilha, não leve som para a trilha, aproveita para ouvir o som da natureza. Procure se informar bem antes de começar e esteja preparado tanto fisicamente como mentalmente para alcançar o cume, o resto é só curtir e apreciar a linda natureza que a montanha nos proporciona.
>Tempo total de trilha 10h e 13 min
>Distancia total: 12,62 km
>Tempo até o cume do Camapuã (mochila de ataque) 2:15
>Tempo até o Tucum 30 min, total 2:45 min
>Tempo do Tucum até o Cerro Verde 1h:35min total 5h:5min
>Retorno tempo total 4h:35min
>Trechos com água apenas antes da rampa do Camapuã, no vale entre o Camapuã e Tucum, mas cuidado com secas o trecho de água pode estar vazio e no vale do Tucum entre o Cerro Verde, água em abundancia sem risco de seca.

PictographCar park Altitude 3,045 ft

Chácara do Bolinha, valor de entrada R$ 20,00 por pessoa

Como é bom avistar esse portão na volta

PictographTree Altitude 3,599 ft

Não escreva na árvore, tire apenas fotos.

2h e 15 minutos de subida com mochila de ataque

Foto tirada do Camapuã, em frente o Tucum.

Inicio tucum

Itapiroca e Caratuva ao fundo

Aqui uma perdida na descida do Tucum sentido Cerro Verde, uma dica é olhe para frente antes de começar a descer, haverá duas clareira ao longe, pegue o da direita, não tem erro.

PictographRisk Altitude 5,591 ft

PictographRisk Altitude 5,562 ft

PictographRisk Altitude 5,527 ft

PictographRisk Altitude 5,162 ft

Esse trecho é o mais longo e um pouco mais chato de fazer. Cuidado com quedar.

A sua esquerda sentido Cerro Verde, direita Luar.

Tempo do Tucum até o Cerro 1:40 minutos

Na subida para o Cerro Verde, esse é o ultimo trecho com água.

• Photo of Vildjoen S. S
    Vildjoen S. S Jul 1, 2022

E ai Nobre, muito obrigado pela descrição e os tempos que vc percorreu a trilha, vai me ajudar muito.

TOP...

• Photo of Maristela Denck Colman
    Maristela Denck Colman Jul 15, 2022

Muito bem descrita! Grata pelas informações