Calabaceira - Cidade Velha

December 10, 2023
December 2023

near Cidade Velha, Ribeira Grande de Santiago (Republic of Cabo Verde)

Percurso pedestre marcado com início em Calabaceira e final na Cidade Velha, ilha de Santiago, Cabo Verde.

Tomámos uma Hiace na Praia, capital, até à povoação de Calabaceira e desde o planalto começámos a descer a escarpa por um caminho empedrado. A vista é, desde logo, grandiosa, com o Monte Tchota, na Serra do Pico de Antónia, a erguer-se ao fundo e o Vale da Ribeira Grande de Santiago logo abaixo.

Seguimos, então, pelo leito da ribeira. A vegetação é intensa e exuberante, com muitas árvores de fruto e vários terrenos agrícolas, incluindo um incrível baobá.

Esta é uma região histórica. Foi na Ribeira Grande, hoje Cidade Velha, que no século 15 os portugueses estabeleceram a primeira povoação europeia nos trópicos - e está considerada uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. O escavado vale da Ribeira Grande que está nas suas costas serviu como laboratório de experimentação de plantas e animais que foram introduzidos para aclimatação e, posteriormente, reintroduzidas no triângulo continental (Europa, África e América). O leito da ribeira está agora seco e, por isso, podemos caminhar directamente sobre ele. Nas margens ainda é possível ver vários locais a trabalhar os seus terrenos agrícolas, mas todos se queixarão da falta de água.

Antes da chegada à Cidade Velha visitámos as ruínas da antiga Igreja de Nossa Senhora da Conceição, descoberta há poucos anos e que talvez possa ter sido a primeira na região, e o Convento de São Francisco.

E à entrada da Cidade Velha percorremos a Rua da Banana, parte do centro histórico da cidade património da Unesco desde 2009. É a mais antiga rua construída pelos portugueses na África Subsaariana e nos trópicos e combina casas históricas, construídas em pedra e cal e telhado de palha, com uma bela vegetação.

Visita, ainda à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, exemplo do manuelino e com revestimento azulejar, e final deste percurso junto ao Pelourinho, já à beira do Atlântico.

Interseção

Photo ofRuínas da Igreja de Nosaa Senhira da Conceição Photo ofRuínas da Igreja de Nosaa Senhira da Conceição Photo ofRuínas da Igreja de Nosaa Senhira da Conceição