Cacia a Aveiro pelos Passadiços da Ria

Photo ofCacia a Aveiro pelos Passadiços da Ria Photo ofCacia a Aveiro pelos Passadiços da Ria Photo ofCacia a Aveiro pelos Passadiços da Ria

February 2, 2020
February 2020

near Cacia, Aveiro (Portugal)

Como se trata de um percurso linear e os Passadiços apenas estão marcados entre o Cais de Vilarinho em Cacia e o Cais da Ribeira em Esgueira, optamos por deixar o carro na Estação dos comboios de Cacia e iniciar o percurso a partir daqui e terminar na Estação de Aveiro para que o regresso seja feito através do comboio.
Inicialmente percorremos as ruas desta povoação de Cacia até chegar às margens do Rio Vouga, já bem perto da ponte que se encontra fechada ao trânsito,
A partir daqui o caminho segue junto ao Rio Vouga, agora já se encontram placas identificativas do troço Aveiro/Estarreja, o trilho segue até ao cais em Vilarinho, junto à Ponte Caída e local onde inicia ou termina os Passadiços.
Entramos nos passadiços e sempre de frente para a Ria de Aveiro, a paisagem é fantástica e varia conforme a maré, se sobe se desce, podemos observar imensas aves que frequentam este local, a ecopista alterna entre passadiços de madeira e caminho em terra batida e terminam junto ao Cais da Ribeira em Esgueira, nós continuamos e seguimos em direção à Aveiro, primeiro pela estrada em asfalto e depois viramos à direita por uma estrada em terra batida junto à A25 e que nos leva até ao Canal de São Roque já em Aveiro.
Em Aveiro seguimos junto ao Canal de São Roque, passamos pelo mercado do Peixe, atravessamos a Ponte do Botirão e seguimos para o centro da cidade sempre junto à Ria, passamos pela Câmara Municipal, onde se encontra a Igreja da Misericórdia e voltamos novamente junto à Ria para seguir até ao Canal da Fonte Nova.
Aqui percorremos o jardim existente e seguimos pela ruas da cidade até à estação para apanhar o comboio até Cacia onde deixamos o carro.
Fizemos cerca de 15km, é um percurso muito fácil mas com bastante sol, devem ter atenção ao protector solar e abastecidos de água suficiente.