Cachoeiras da Pedra Furada e Ostra - Casa Branca/MG

Photo ofCachoeiras da Pedra Furada e Ostra - Casa Branca/MG Photo ofCachoeiras da Pedra Furada e Ostra - Casa Branca/MG Photo ofCachoeiras da Pedra Furada e Ostra - Casa Branca/MG

January 22, 2022
January 2022

near Casa Branca, Minas Gerais (Brazil)

Olá! Este tracklog inclui as Cachoeiras da Pedra Furada e Ostra, em Casa Branca, vilarejo de Brumadinho/MG.

ATENÇÃO: em caso de chuva, não vá à Cachoeira da Ostra, tendo em vista que parte do trajeto para chegar passa por leito de córrego.

--------------------------------------------------

Nível técnico: Moderado, com partes difíceis.

Entrada: Gratuita.

Lembre-se sempre de fazer expedições outdoor de forma responsável, observando as práticas de segurança, respeitando as comunidades locais e contribuindo para a conservação de todas as áreas naturais pelas quais você passar, traga o seu lixo de volta.

Que você tenha ótimos momentos de conexão com a natureza! Boa jornada!

PictographCar park Altitude 3,015 ft

O local de parada do carro é no final de uma rua de calçamento de Casa Branca. Pode-se estacionar na própria rua ou em uma clareira um pouco à frente.

Siga pelo trilha do meio

Neste ponto, há uma clareira com algumas trilhas, siga pela do meio. A partir daí, inicia-se uma acentuada subida até o topo da serra.

Mirante

No alto da serra, logo à direita, há um mirante, de onde você avistará a Serra do Rola Moça à direita e toda Casa Branca abaixo.

A trilha continua do outro lado deste pequeno córrego.

Neste ponto, inicia-se uma acentuada descida pelas rochas. ATENÇÃO: caminhe devagar, firmando bem os pés, se necessário, use o apoio das mãos. Em função desse trecho, é altamente recomendável, realizar essa trilha de botas.

Desça por essa pequena subtrilha à direita para ir à Cachoeira da Pedra Furada.

Cachoeira da Pedra Furada

Aproveite a cachoeira e contribua para a preservação dela, trazendo o seu lixo de volta. Sempre lembre-se de checar as condições de segurança antes de entrar na água.

PictographLake Altitude 3,257 ft

Por segurança, não nade próximo à borda.

Para ir à Cachoeira da Ostra, você deve seguir por um trecho pelo próprio leito do rio, que começa bem ao lado do poço. Ande com cuidado, firmando bem os pés e segurando nas pedras. Depois de alguns metros acima, já é possível caminhar pelas pedras. Você passará por um cânion de cor laranja e, logo depois, já verá a cachoeira. ATENÇÃO: não realize esse trajeto em caso de chuva, pois pode ser arriscado.

Cachoeira da Ostra

Neste trecho, tanto o caminho da esquerda quanto o da direita são possíveis e dão no mesmo lugar.

Neste trecho da subida da serra, há dois caminhos que dão no mesmo lugar. Subindo, pela esquerda é mais fácil. Descendo, o da direita.