Cachoeiras do Tobogã e do Poção - São Bento do Sapucaí

Photo ofCachoeiras do Tobogã e do Poção - São Bento do Sapucaí Photo ofCachoeiras do Tobogã e do Poção - São Bento do Sapucaí Photo ofCachoeiras do Tobogã e do Poção - São Bento do Sapucaí

40 minutes
December 30, 2023
December 2023

near Bicudo, São Paulo (Brazil)

O ponto de partida foi o restaurante Lá na Roça. Pegamos estrada de terra no bairro Serrano em direção às cachoeiras. Há placa indicativa na margem direita da estrada. A cachoeira do Poção está em terreno particular e com o acesso negado. Caso consiga autorização, a entrada se dá ao lado de um bambuzal onde há uma estrutura de madeira, acredito que uma antiga portaria pra controle de acesso. A placa da estrada aponta para a entrada. A trilha é feita pela margem direita de quem está subindo o rio. Caminho sem dificuldade técnica e curto. A vegetação está invadindo a trilha e deixando difícil sua interceptação no início. O poço é fundo e com águas cristalinas, ideal para banho. Há uma corredeira ou pequena queda d’água. Não considero cachoeira. Fomos pelo leito do rio e voltamos pela trilha. Seguindo pela estrada, poucos minutos após o Poção, nos deparamos com a placa da Cachoeira do Tobogã. A placa está de um lado da pista e a entrada de outro, numa interseção. Início através de passa-um na cerca de arame. Trilha de fácil visualização e curta. Poucos metros adiante já se avista a cachoeira. Há um poço razoável para banho com água mais turva.

PictographLake Altitude 3,150 ft

PictographCar park Altitude 3,077 ft

Local para estacionar ao lado da ponte.