Cachoeiras da Lagoa do Peri ao Ribeirão da Ilha (Florianópolis)

Photo ofCachoeiras da Lagoa do Peri ao Ribeirão da Ilha (Florianópolis) Photo ofCachoeiras da Lagoa do Peri ao Ribeirão da Ilha (Florianópolis) Photo ofCachoeiras da Lagoa do Peri ao Ribeirão da Ilha (Florianópolis)

October 31, 2016
October 2016

near Armação, Santa Catarina (Brazil)

VEJA O VÍDEO DESTA TRILHA NO MEU CANAL DO YOUTUBE:

Para celular: https://www.youtube.com/watch?v=lb_ufOHb9AY

Esta trilha leva a uma série de cachoeiras que descem do Sertão do Ribeirão da Ilha e desaguam na Lagoa do Peri.

É dividida em três partes:

1 - Primeiro uma caminhada plana, de pouco mais de uma hora, margeando a Lagoa do Peri. No começo há várias pequenas praias por onde se pode mergulhar na Lagoa. Há muitas rochas no terreno. O ponto final desta parte é a cachoeira da Gurita, onde, na realidade, há dois ótimos pontos de banho. O grau de acessibilidade do segundo ponto de banho, onde a queda d'água é mais alta, vai depender do nível da água. É preciso caminhar entre as pedras, então tome cuidado.

2 - Depois a subida em direção ao Sertão do Ribeirão. Há mais de um caminho pra isso, a ideia original era subir mais perto das águas mas, como não encontrei o caminho, optei por outra trilha. Para chegar até ela basta retornar um pouco até antes da cachoeira e cruzar o rio - há dois pontos que levam até essa trilha. A subida é curta, mas a parte mais puxada de toda a caminhada. No fim há uma vista panorâmica da Lagoa, mas o mato cresceu muito e compromete a visão.
ATUALIZAÇÃO: a trilha de subida foi revitalizada. Está mais aberta e tem degraus em quase todo o trajeto.

3 - Termina com a caminhada pelo Sertão do Ribeirão, região rural de Florianópolis e que vale a pena conhecer. Primeiro indo à esquerda na estrada geral pra acessar outras cachoeiras, depois retornando no sentido contrário até a Baldicero Filomeno, no Ribeirão da Ilha, onde está o ponto de ônibus e acaba a trilha.

Se houver chovido muito antes da caminhada, pode ser que o nível da Lagoa esteja alto e haja trechos alagados na parte 1.

Apesar de não ser um trajeto curto, não há nenhuma grande dificuldade nessa caminhada, uma boa parte dela nem entra na mata. Classifico como fácil, mas quem não tem muita habilidade pra caminhar entre rochas pode achar que seja moderada.

Rua Euclides João Alves, lateral da SC-406. Tem um ponto de ônibus bem na altura dessa rua.

Esquerda

À esquerda para a lagoa

PictographLake Altitude 37 ft

Lagoa do Peri

Começo da trilha

Troncos indicam o caminho

Córrego

Laços marcam o caminho

Nesse trecho, em alguns pontos, o caminho segue por sobre as rochas.

Esquerda

Indo à direita chega-se a um ponto de embarque de bateiras de pescadores, no córrego. À esquerda, segue-se para a cachoeira.

Não tem nada de mais por aqui.

Reto

Reto para a cachoeira

PictographWaterfall Altitude 80 ft

Primeiro ponto de banho, com uma grande piscina.

PictographWaterfall Altitude 110 ft

Segundo ponto de banho, subindo pelas pedras. A queda d'água é mais alta e a piscina é menor, vale a pena.

Atravesse o rio para subir em direção ao Sertão do Ribeirão

Vista

À esquerda, siga pela estrada geral se quiser chegar conhecer outras cachoeiras.

Reto

Entrada da trilha para as demais cachoeiras

PictographWaterfall Altitude 395 ft

Uma curta trilha na beira da estrada leva de volta ao curso das águas da cachoeira da Gurita, só que na parte alta. Esta é a primeira queda d'água.

PictographWaterfall Altitude 404 ft

A partir daqui há vários pontos de banho, basta seguir descendo pelas pedras ou pela beira do rio. Fui apenas até este.

Caminho mais curto até a estrada geral.

Área rural de Florianópolis, uma paisagem bem diferente da ilha.

Vista da baía Sul e do Cambirela - aqui encoberto penas nuvens.

Fim!

Fim! Tem um ponto de ônibus logo à direita.

• Photo of Capitão: NOGUEIRA
    Capitão: NOGUEIRA Jun 10, 2019

Boaaa valew ai a intenção..massa!

• Photo of Trio parada dura
    Trio parada dura Oct 17, 2020

Bem tranquila em relação ao trajeto, perfeita de ser seguida e nível fácil-médio. Indico com certeza! (out-2020)

• Leon letsch soares Mar 1, 2022

Excelente trilha, a parte mais difícil é a depois da trilha propriamente, já no sertão do ribeirão até chegar no ribeirão da ilha.