Cachoeira Véu da Noiva (Parque Ecológico do Perequê - Cubatão)

Photo ofCachoeira Véu da Noiva (Parque Ecológico do Perequê - Cubatão) Photo ofCachoeira Véu da Noiva (Parque Ecológico do Perequê - Cubatão) Photo ofCachoeira Véu da Noiva (Parque Ecológico do Perequê - Cubatão)

August 24, 2021
August 2021

near Cubatão, São Paulo (Brazil)

O Parque Ecológico do Perequê está localizado na Serra do Mar no município de Cubatão e a área deste Parque termina na cerca logo após a bica. A partir dessa cerca se inicia o Parque Estadual da Serra do Mar Núcleo Itutinga Pilões. As cachoeiras desta caminhada estão no Parque Estadual.

Iniciamos na portaria do Parque Ecológico do Perequê, onde deixamos o carro estacionado. Caminhamos 600 metros e chegamos à divisa dos Parques, passamos pelo portão e seguimos pela trilha da cachoeira Véu da Noiva. Após 700 metros chegamos ao ponto de travessia do rio, esta é a única travessia do percurso. Para facilitar a travessia foi instalado um cabo de aço cruzando o rio, facilitando muito a travessia. Até aqui a trilha é em terreno plano. Caminhamos mais 800 metros e chegamos à primeira cachoeirinha com um poço pequeno e fundo. A partir desta cachoeira a trilha passa por mais algumas cachoeirinhas até chegar à cachoeira principal, a Véu da Noiva. A trilha vai subindo ao lado esquerdo do rio, são 100 metros de desnível a vencer. A trilha se afasta um pouco do rio, sobe o morro e volta a descer até alcançara a margem do rio novamente e acompanhar a margem até chegar à Cachoeira Véu da Noiva. Alguns anos atrás essa parte da trilha era bem complicada, terreno e pedras escorregadios com trechos que apresentavam algum perigo. Para nossa surpresa a trilha está toda estruturada, com degraus, corrimão e cabo de aço para segurança nos trechos de maior risco. Está acessível a qualquer pessoa com um mínimo de condições físicas. Coloquei várias fotos da trilha mostrando essas comodidades. Quem gosta de trilha mais natural, como eu, pode ficar um pouco decepcionado.
Pelo percurso encontramos muitas placas instaladas pelo Parque com explicações sobre a flora e a fauna da Mata Atlântica, painéis muito bonitos e educativos. Estão cuidando bem da trilha.
Após passar por lindas cachoeirinhas e poços bons para banho chegamos à imponente e linda Cachoeira Véu da Noiva. Seus 70 metros de altura impressionam, o volume de água é bem grande mesmo agora no período de estiagem. A água despenca lá de cima chocando-se com a parede escarpada da rocha produzindo um lindo visual.
Após contemplar a cachoeira retornamos pelo mesmo caminho, e apreciando um outro ângulo das cachoeiras e corredeiras do rio Perequê.
Chamou nossa atenção o contraste do verde dos musgos e o laranja dos liquens nas pedras e a água cristalina.
A trilha é de nível fácil, apesar da subidinha. Está muito bem demarcada, não tem como se perder ou errar o caminho. A trilha é quase toda dentro da Mata e na sombra.
A dica é ir com um bom tênis ou bota de trilha e ficar atento onde pisa, existe a possibilidade de encontrar alguma cobra pelo caminho, a jararaca adora os cursos de água (se encontrar alguma não mate).
A entrada no Parque Ecológico do Perequê (Administração municipal) é livre, já a entrada na trilha da Cachoeira Véu da Noiva (Parque Estadual da Serra do Mar) só é permitida se acompanhado de monitor autônomo cadastrado (Guia).

Gravado com Etrex 32x

Estacionamento

• Photo of Sunao Takahashi
    Sunao Takahashi Jan 29, 2023

Tem fiscalização na entrada da trilha?

• Photo of aacoelho
    aacoelho Jan 29, 2023

Ala Sunao
    Quando estive lá tinha tinha guarda no parque municipal mas ele não impedia o acesso à trilha da Cachoeira que fica no parque estadual. O guarda me informou que se o fiscal do parque estadual estivesse lá ele não deixaria entrar.