Salto Bom Jardim (Morretes, PR)

April 3, 2023
April 2023

near Porto de Cima, Paraná (Brazil)

VEJA O VÍDEO DESTA TRILHA:

Para ver no celular, cole este link no browser: https://youtu.be/n4DOI_X_98g

O Salto bom Jardim é uma cachoeira pública e excelente opção em Morretes, pelo acesso relativamente fácil - no entanto, exige alguns cuidados.

A trilha tem três partes, a primeira é uma caminhada em estrada aberta pela Estrada da Estação, que parte da PR-411 na localidade de Porto de Cima. Na realidade, é possível vencer todo o trajeto da estrada com um veículo, porém há trechos com pedras que podem oferecer resistência a carros de passeio.
Por este motivo, estacionei num ponto da estrada e segui a pé.

A estrada termina na linha férrea da Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, onde a trilha continua sobre os trilhos do trem - à esquerda. Esteja muito atento aos apitos do trem e saia imediatamente do trilho para que ele passe! Não é possível saber a hora exata.

Depois, encontre a trilha à direita, penetrando na mata. Este início se dá sob um mato alto, não é tão fácil assim de localizar, por isso utilizar um tracklog é muito bom.

Esta terceira parte entra numa profunda mata atlântica, no território do Parque Estadual do Marumbi, em direção ao conjunto Marumbi. A trilha é curta, tem um pequeno trecho de subida em direção ao salto. Existem algumas bifurcações pra outros pontos do rio, então é possível explorá-lo em direção a outras quedas. O salto tem uma piscina muito boa para aproveitar as águas

Esta cachoeira é pública e gratuita, de livre visitação.