Cachoeira Santa Maria (Brotas/SP) (ACESSO FECHADO PELA PROPRIETÁRIA)

Photo ofCachoeira Santa Maria (Brotas/SP) (ACESSO FECHADO PELA PROPRIETÁRIA) Photo ofCachoeira Santa Maria (Brotas/SP) (ACESSO FECHADO PELA PROPRIETÁRIA) Photo ofCachoeira Santa Maria (Brotas/SP) (ACESSO FECHADO PELA PROPRIETÁRIA)

52 minutes
May 1, 2019
May 2019

near Brotas, São Paulo (Brazil)

ATIALIZAÇÃO: segundo informações trazidas após a postagem deste tracklog, o/a proprietário(a) do local está exigindo autorização para permitir a entrada na trilha. Mais informações nos comentários, abaixo!

A Cachoeira Santa Maria é uma das mais (se não a mais) majestosas de toda a região de Brotas. O que faz dele especial é o fato de também ser uma das menos conhecidas e mais difíceis de se encontrar.

A maioria das operadoras de turismo oferecem um passeio que chega na parte de cima dela. Porém aqui está a trilha para a parte de baixo, que é o grande diferencial.

A trilha é fácil, o difícil é chegar até ela. É preciso atingir um ponto específico de uma estrada de terra fofa, que corta um canavial, e que não está nos aplicativos de trânsito. Na verdade, o aplicativo te leva até a última bifurcação da estrada, antes de chegar à trilha. Depois, é preciso manter o mapa de satélite carregado no celular e seguir até o ponto "Cachoeira Sta. Maria", no maps. Neste trecho, por navegação visual, o canavial vai estar à esquerda e a floresta surge à direita.

Um ponto importante: a estrada é muito complicada pra veículos leves quando começa a cortar canaviais. É uma terra bem fofa, com grande chance de você atolar se deixar o carro perder velocidade. Em dia de chuva, nem se fala. No trecho final, você ainda vai ter que atravessar pés de cana que estarão no meio do caminho e vão causar alguns arranhões no carro. Não é possível estacionar bem em frente ao local onde a trilha começa. Um pouco antes (uns 50-100m) tem um pequeno bolsão à direita. Foi lá que parei e deu espaço pra outro veículo passar, se quisesse. Isto é importante, pois os veículos de corte de cana podem querer passar na época da colheita.

Disto isto, a trilha. É uma caminhada muito interessante pela floresta densa numa região em que ela foi quase extinta pra dar lugar à agricultura. Encontrei até macacos por lá. A trilha é bem aberta em toda a extensão. Num determinado ponto, ela encontra o rio. Se o nível estiver baixo, é fácil seguir em frente. Se não estiver, acredito que deve ficar bem pantanoso o caminho. Em geral, continua-se pela margem esquerda do rio, cruzando algumas vezes até encontrar a continuação da trilha, novamente.

O ponto da cachoeira é fantástico, um paredão de 70m com muito espaço pra se banhar. Dá pra chegar em baixo dela, mas a força da queda pode te fazer pensar duas vezes...

Uma belíssima cachoeira.

• Photo of mateusvidotti
    mateusvidotti Aug 26, 2019

Trilha pelo meio da mata. Aparentemente pouco frequentada. Em alguns trechos fica difícil identificar a trilha. Mas muito legal. Vale a pena. Se for com carro sem 4x4, cuidado com os bancos de areia.

• eduardoriccetto Aug 17, 2020

Trilha bem marcada até mais ou menos a metade do caminho, depois é necessário atenção, especialmente com os cruzamentos do rio. No mais, o caminho não é difícil, e o cenário da cachoeira é maravilhoso.

• adrielSG Sep 12, 2020

Opa, sabe dizer como está a trilha atualmente ? É fácil chegar para quem sai de boa esperança ? Precisa pagar ou é tranquilo andar por lá ?

julioettore Sep 12, 2020

Adriel, segundo o que contou o Eduardo, a trilha está bem marcada até mais ou menos metade do caminho, depois é preciso tet atenção com os cruzamentos de rio.
    A trilha é pública, começa em uma estrada, portanto não há cobrança de taxa.
    Abs

• adrielSG Sep 12, 2020

Show , muito obrigado . Abs

• willian.l.vito Oct 14, 2020

Essa trilha e area particula as estradas de acesso e agora tem que ir na agencia aguas radicas antes

julioettore Oct 14, 2020

Obrigado pela atualização, Willian. Abraços

• Photo of leandrogualdadias
    leandrogualdadias Jan 2, 2021

Trilha top

• Photo of oajjao
    oajjao Jan 10, 2021

Na verdade, a trilha não é área particular!!!! Particular é o acesso comum dela que é feito cortando a propriedade no meio. Para que possa ir na cachoeira sem depender dos mercenários, é necessário fazer o acesso pelas estradas de terra que margeiam a propriedade com o unidade de preservação (mas cuidado, a dona do local vendo essa brecha, tacou areia em todas as entradas, ficando impossível de chegar até a entrada da trilha via carro comum, apenas 4x4)

julioettore Jan 10, 2021

Valeu pela informação, amigo!

• Photo of Jessica Borba.
    Jessica Borba. May 1, 2021

Nossa muito obrigado pelo relato , detalhes valiosos , vou seguir suas dicas e seu mapa. Continue compartilhando

• Photo of VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) Sep 27, 2021

Boa tarde Jessica. Deu certo?

• GabrieI Jan 26, 2023

Como outros colegas disseram, a trilha não é demarcada a partir de certo ponto. Foi necessário atravessar alguns trechos com água, sendo necessária atenção em trechos com profundidade.

• Photo of ohrafaelmartins
    ohrafaelmartins Apr 24, 2023

Eu fiz uma trilha recentemente e usei o Wikiloc para me ajudar a planejar e seguir a rota. A trilha em si tinha alguns desafios interessantes que eu queria compartilhar com outros usuários do aplicativo.

A estrada para chegar ao início da trilha tinha uma areia fofa que pode ser um pouco perigosa e levar ao risco de atolar o carro. É importante estar preparado para essas condições ao chegar ao local.

O primeiro quilômetro da trilha foi bem acessível e claramente demarcado, o que tornou a caminhada agradável e fácil. No entanto, a parte final da trilha foi um pouco mais difícil. Foi necessário usar um facão para cortar o mato. Fácil se perder.

É altamente recomendado ter um bom equipamento GPS para se orientar, especialmente na parte final da trilha. Quando a parte seca da trilha termina e você chega ao rio, é importante seguir em direção contra a correnteza para encontrar a cachoeira.

Apesar dos desafios, a trilha foi leve em termos de esforço físico e proporcionou uma bela vista da paisagem ao longo do caminho. No geral, eu recomendo essa trilha para aqueles que estão procurando por uma caminhada agradável e gratuita em Brotas, mas também estão dispostos a enfrentar alguns desafios ao longo do caminho.

• Photo of VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) Nov 2, 2023

Essa foi uma dos primeiros logs que salvei, lá em 2020. Infelizmente não tinha veículo para chegar.

Hoje fiz essa trilha. Obrigado!

• Paolo Maschio 1 Feb 19, 2024

Esta trilha esta numa área de preservação e é uma propriedade particular, não é permitido mais a entrada de pessoas sem controle prévio.