Cachoeira Ronca e Funga

December 31, 2023
December 2023

near Arapoti, Paraná (Brazil)

Rota seguindo de carro proximo ao museu da agricultura seguindo pelas fazendas ate a trilha ape pela cachoeiras, na trilha cuidado com barulhos pois tem algumas caixas de abelhas. Assim que chegar na cachoeira atravessar o riozinho e continuar a trilha apos a cerca seguindo para o lado direito ate chegar a uma clareira onde tem o acesso até o pé do rio onde a trilha volta e da acesso a cachoeira

Cachoeira Ronca e Funda

• Photo of Milena Mello
    Milena Mello Jan 13, 2024

Tem custo de entrada ou necessário pedir permissão?

• Photo of trilha nalama
    trilha nalama Feb 7, 2024

Oi, com que você foi lá nesse lugar

• Photo of Priss.ca
    Priss.ca Mar 18, 2024

Olá Luciana e Rafael, tudo bem com vocês?! Vi seu comentário sobre os condutores e guias de Arapoti, dia 30 de dezembro, eu conduzi vocês e mais um casal na Barragem da Usina do Rio das Cinzas, Cachoeira da Fenda, Fenda do Macaco e se rendesse tempo conforme ritmo do grupo, talvez, a Cachoeira do Ronca e Funga estariam no roteiro, começamos as 8h30m e terminamos o dia de atividade as 16h40m aprox, meu contrato era previsão de término ás 17h e expliquei para vocês que era tarde, pois tenho outros compromissos após as trilhas. Também falei que são propriedades privadas e precisam de autorização para entrar, por isso os conduzi nas cachoeiras que são obrigatórias o condutor local AUTORIZADO. Que pena vocês decidiram invadir a propriedade particular e ainda, sem ter motivos falar que eu não estava a fim de ir e ainda, sem motivos para comentar que o atendimento dos condutores não são bons, eu lembro de me agradecerem e eu agradecer a visita de vocês, até recomendei que voltassem em outra data para fazer as demais fendas e cachoeira do Ronca e Funga, se restavam dúvidas, eram só perguntar. Estou a disposição, para esclarecer dúvidas de roteiros em nome da Campos Floridos e de outros condutores em Arapoti. Contato da Campos Floridos 43 999569101, instagram @camposfloridostur e @

• Photo of marcelofv
    marcelofv Mar 18, 2024

Na cachoeira e fenda do macaco existe sim a placa de propriedade particular e nesta estávamos com o guia local, porém na Ronca e Funga não existe tal restrição, o caminho estava livre sem obstruções sem cercas, não foi uma invasão entramos pela porta da fazenda, tiramos dúvidas e seguimos como indocado até o final da estrada, apenas peço mais cuidado para ao imputar contravenção a quem não comete. Você não foi a primeira guia que decide implicar com coisas que não existem e não sera a ultima. Acredito que como guia local, saber o roteiro mais otimizado seja uma obrigação e explicar isso aos turistas minimamente ético, os guias locais poderiam explicar melhor que a fenda do macaco e ronca e funga são proximas e ambas exigem 1 dia de visitação para aproveirar melhor e que o ideal é fazer estas duas, já as demais cachoeiras da região são possíveis de serem visitadas sem guias, como exemplo a da usina, tigre e jose venâncio (que inclusive a cidade toda vai o local sem guia e sem autorização), também cabe ao condutor garantir o ritimo do grupo para uma boa comtemplação e aproveitamento do dia, o ritimo do grupo (principalmente de um grupo pequeno) fica a cargo do guia o grupo se desloca o quanto ele se desloca ou o quanto ele está afim de se deslocar. A principal crítica fica quanto ao entendimento de que não é só marcar uma outra data, isso envolve um trabalho logístico, tempo, disponibilidade e principalmente um deslocamento de mais de 800km entre ida e volta, não é simplesmente marcar outra data, as críticas se concentraram pelo desdem do tempo. Quanto a exclarecimentos não são necessários.

Na verdade a não seria a Jose Venancio e sim Chico Fontana, esta cachoeira por exemplo a cidade toda vai sem guia sem autorização e foi oferecida essa como parte do roteiro um local de facil acesso de carro e a pé, o certo seria oferecer apenas as que precisam mesmo de guia né?
    Por isso a recomendação aos guias de Jaguariaíva.