Cachoeira Retiro Velho

November 14, 2021
November 2021

near Cardeal Mota, Minas Gerais (Brazil)

A caminhada teve início na portaria do Retiro. Percorremos a trilha tradicional do parque em paralelo ao Ribeirão Bocaina até o km 6, onde cruzamos para a margem oposta. No mesmo ponto onde se atravessa para acessar a Cachoeira das Andorinhas. No entanto, ao cruzar o rio seguimos a trilha para à esquerda, mesma trilha para Palmital e João Fernandes. A trilha segue bem demarcada até o início da subida, onde sua identificação é dificultada pelas rochas. Por volta do km 8, ao final da descida, viramos à direita saindo da trilha. Não há trilha marcada até chegar em alguns afloramentos rochosos e algumas árvores. Ao chegar nesse ponto, marcado no mapa, é possível identificariam trilha discreta, em declive, que leva até a Cachoeira. Observação: risco de cabeça d’água em época de chuva. Fomos em novembro e pegamos a Cachoeira com um volume de água grande. Inclusive, planejávamos passar na Andorinhas na volta, mas desistimos pela instabilidade climática.

Riacho Velho

• Warleylimapassos Limapassos Jan 24, 2022

Boa noite .

Eu vi que esta trilha é quase o mesmo percurso do fantasma e Palmital. Esta desviada da trilha principal para acessar esta cachoeira é a vara mato ?

• Photo of milena freire de castro souza
    milena freire de castro souza Jan 25, 2022

Warley, não entendi bem a segunda parte da sua pergunta! Mas não sou da Vara Mato do querido Gadetto! Fomos nessa cachu com o marcos guia lá da serra! É o mesmo percurso pra fantasma e joao Fernandes sim, em um determinado ponto vc mantém a direita e desce na encosta e já caí nela! Trilha bem tranquila! Quando fomos tinha chovido dias antes e não animamos entrar na água, estou doida pra voltar!!!!!!

• Warleylimapassos Limapassos Jan 25, 2022

Bom dia.

Vara mato é quando a vegetação do local tá bem alta.

Muito obrigado por ter me dado a dica , vou seguir esta trilha.

• Photo of milena freire de castro souza
    milena freire de castro souza Jan 26, 2022

Então, em alguns pontos está um pouco alta, mas nada impossível ou difícil como pico da Conceição no Caraça, lá vc fica presa no mato! Mas tudo é uma questão de percepção subjetiva! Eu achei bem tranquilo mesmo! Boa trilha! Depois me conta☺️

• Photo of Fabiano Talini
    Fabiano Talini May 8, 2022

Trilha bem detalhada e bem explicada!