Cachoeira Palmital - ParnaCipó

2068
September 17, 2022
September 2022

near Cardeal Mota, Minas Gerais (Brazil)

🍀🌼🏵️Cahoeira PALMITAL🍀🌼🏵️
ParnaCipó - MG , 17/Set/2022

Cachoeira imponente, localizada a direita do vale Bocaina. Fica entre a cachoeira Drumond e João Fernandes. Seu acesso é de difícil acesso, com trilhas técnicas e perigosas. O bioma é de predominância do serrado de savana e Serradão. Para visitá-lo é preciso estar preparado e acompanhado com guia expereinte na região. A tromba d'água ė um perigo eminente, para o acesso a cachoeira tem muita travessia de corredeiras e Ribeirão Bocaina. A trilha é 90% demarcada e em momentos que ela some nas pedras.
Deus te acompanhe e tenha atitudes conscientes e de preservação.

Estivemos nesta trilha; @julioxodee , @fernandaaokiguidi , @caminhada_passo_forte , @christianrocosta , @elcimarguerrafelipe ,

Portaria do Retiro - Entrada Secundária - Parque Nacional Da Serra Do Cipó O Parque Nacional da Serra do Cipó é uma unidade de conservação brasileira e está localizado na Serra do Espinhaço, Minas Gerais. Wikipédia Endereço: Rodovia MG-10 Km 94 - Areias, Jaboticatubas - MG, 35847-000 Administração: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Telefone: (31) 3718-7469 Horas: Aberto ⋅ Fecha às 16:00 Coordenadas: 19° 22' 01" S 43° 32' 17" O Criação: 30 de setembro de 1987 (34 anos) Estado: Minas Gerais Mesorregião: Metropolitana de Belo Horizonte País: Brasil

Casa de morador

Ainda existe alguns moradores nos primeiros quilomestros da entrada do parque.

Transposição do Ribeirão Bocaina

Em momentos de chuvas não é aconselhavel fazer esta travessia, por motivos de tromba d'água. Neste momento ele é alimentado por varias vertentes, do Vale do travessão, Congonhas, Palmitao e ASndorinha.

Photo ofApos a Travessia do Ribeirão Bocaina, Convergir para esquerda. Photo ofApos a Travessia do Ribeirão Bocaina, Convergir para esquerda. Photo ofApos a Travessia do Ribeirão Bocaina, Convergir para esquerda.

Apos a Travessia do Ribeirão Bocaina, Convergir para esquerda.

Este trecho tem várias vias e pé de frutas do cerrado.

Inicialmente a trilha não esta bem demarcada. Observe os desgastes das rochas e logo achará a trilha. A indicação da subida esta em desnível a direita e subindo.

Primeira subida

Photo ofVárias sucessões de subidas e descidas. Photo ofVárias sucessões de subidas e descidas. Photo ofVárias sucessões de subidas e descidas.

Várias sucessões de subidas e descidas.

Era possível ver vários trechos como marca de queimadas. Do lado direito é possível ver as cachoeiras do Gavião e Érica. Neste dia a neblina nos beneficiou com um clima ótimo e fresco.

Trecho de Trilha bem marcada

A vistas da cahoeiras a frente

Do lado direito avista as águas da cachoeira do Retiro Velho, mas não conseguimos achar uma forma de chegar ao poço. A frente as quedas das aguas que vem da Cachoeira Dumont, que localiza depois da escalaminhada.

Avistando a subida para a Drumond

Neste trecho a frente é preciso procurar entre as varias forma de subir qual a melhor para fazer. Existen vais forma de alcançar.

Subida para a Drumond

Neste trecho é preciso, como é de pedra, observe as marcas da trilha. É preciso saltar para direita em direção a mata lateral e encontrar a trilha para margem da Cachoeira. Neste dia o mato estava muito alto.

Photo ofChegada pela margem direita, da cachoeira Drumond. Photo ofChegada pela margem direita, da cachoeira Drumond. Photo ofChegada pela margem direita, da cachoeira Drumond.

Chegada pela margem direita, da cachoeira Drumond.

Trecho com mato alto e várias trilhas. Esta bem perto da cachoeira

Cachoeira Drumond

Cachoeira de queda pequena, mas com um poço grande. Eu nunca vi pessoa nadando, porque existe muita sujeira no fundo. Fique de olho na saida para a parte de cima. Ela esta escondida na parte da margem a direita. Eu sempre esqueço de documentar esta parte.

Photo ofParte superior da Cachoeira Drumond Photo ofParte superior da Cachoeira Drumond Photo ofParte superior da Cachoeira Drumond

Parte superior da Cachoeira Drumond

Trecho descampados com varias trilhas. A melhor é a direta, mas é dificil de achar, na volta fica mais visivel. Colocamos marcadores de totem no caminho, para facilitar para outros.

Photo ofdepois do salto a direita, entrar novamente nas pedras da corredeira. Photo ofdepois do salto a direita, entrar novamente nas pedras da corredeira. Photo ofdepois do salto a direita, entrar novamente nas pedras da corredeira.

depois do salto a direita, entrar novamente nas pedras da corredeira.

Trecho pequeno entre a corredeira das águas. Preste atenção dos sinais da pedras.

Photo ofObserve as marcas de trilha nas rochar e alem nas margens Photo ofObserve as marcas de trilha nas rochar e alem nas margens Photo ofObserve as marcas de trilha nas rochar e alem nas margens

Observe as marcas de trilha nas rochar e alem nas margens

Photo ofSaida do leito e tomada para margem Photo ofSaida do leito e tomada para margem Photo ofSaida do leito e tomada para margem

Saida do leito e tomada para margem

Trecho a esquerda do leito

Trilha bem marcada, é possível ver a cahu Palmital ao longe.

Photo ofDepois de saltar o trecho de agua, tomar a esquerda. Photo ofDepois de saltar o trecho de agua, tomar a esquerda. Photo ofDepois de saltar o trecho de agua, tomar a esquerda.

Depois de saltar o trecho de agua, tomar a esquerda.

Neste momento a frente vai para cahoeira Joaoo fernandes e a esquerda em direção cachoeira Pamital. Trecho com capim alto e trilhas as vezes confusa. Mas esta demarcada e simples accesso.

Trecho final

Trecho que sai do mato alto e netra em uma pequena mata fechada na margem das aguas da cahoeira.