Cachoeira Fazenda das Veredas - Cavalcante - GO

Photo ofCachoeira Fazenda das Veredas - Cavalcante - GO Photo ofCachoeira Fazenda das Veredas - Cavalcante - GO Photo ofCachoeira Fazenda das Veredas - Cavalcante - GO

May 21, 2023
May 2023

near Cavalcante, Goiás (Brazil)

Atrativo sensacional ...

Taxa de Visitação: R$ 75,00/pessoa - Maio/2023 - Aceita cartão

Tem banheiro. Não tem lanchonete ou restaurante, pois fica na Pousada.

Entrada à partir das 8:30. Último horário de entrada é as 14:00, por conta do tamanho da trilha.

A trilha é autoguiada, não precisa da contratação de guia.

Vc pode fazer quantas cachoeiras quiser, dependendo de seu tempo e disposição.

Se tiver de veículo 4x4, a trilha encurta em muito, escapando de uma subida forte.

Chegando na recepção, vc pagará a taxa de visitação e receberá um folder do percurso, com as instruções e pontos de visitação e banho.

O primeiro atrativo é a Cachoeira das Veredas, pois o sol incide até o meio-dia. No período da tarde, os paredões impedem a passagem do sol.

Saindo da pousada, seguir a estrada de chão, direto até o Estacionamento das Veredas. Qualquer carro passa, embora tenha uns pontos de areia e buracos. Mas indo devagar dá para passar. Se chover, acredito que também continua passando.

Deixando o carro no estacionamento, vc pegará a trilha curta até a passarela. São 300m de passarelas até a Cachoeira das Veredas.

A cachoeira das veredas é indescritível .... Forma um poço (fundo) para banho e tem uma pedra pra se esparramar no sol.

Aplausos para o proprietário que construiu as passarelas ... Sem elas, o acesso à cachoeira das veredas era impraticável. Vc verá o porquê.

Depois da visita, vc retornará ao estacionamento e voltará pela estrada de chão.

Aí está o "x" da questão ... se vc tiver um veículo 4x2, deverá deixar o carro no outro estacionamento e seguir a pé pela Trilha dos Escravos (não fiz este trajeto, pois estava com veículo traçado. A informação é que esta trilha é íngreme. Pela subida que fizemos com o veículo traçado, dá para imaginar a trilha ...

Como estávamos com veículo traçado, retornamos mais um pouco e seguimos pela estrada 4x4 (tem placa) e subimos para o outro estacionamento.

A estrada está RUIM. Vários pontos de erosão. Se não tiver 4x4 NÃO SUBA. E, inclusive, pode ser que num futuro não muito distante este caminho seja fechado, pois a estrada não recebe manutenção e a tendência é piorar ....

Subimos a estrada e chegamos num cruzamento ... à direita, seguir para o estacionamento da Cachoeira Véu de Noiva. em frente, para o estacionamento da Cachoeira das Veredinhas.

Seguimos para a Véu de Noiva ...

Deixamos o caro no estacionamento e iniciamos a trilha (aproximadamente 2 km). Trilha exposta ... Chapéu e protetor solar imprescindíveis ...

A trilha não está de todo aberta. Tem trechos que a grama cobriu a trilha e vc passa amassando o mato. Conversamos no retorno na portaria e o pessoal da pousada informou que iriam passar a roçadeira.

Se vc encontrar qq coisa fora do normal na trilha, na volta, informe na recepção para que a pousada tome as providências.

Seguimos até a cachoeira Véu da Noiva, que é maravilhosa .... Pequena, mas muito bonita. No percurso, vc tem no alto, à direita, a figura de um ET no alto de uma pedra. Ela é mais visível na volta da cachu.

Retornando na trilha, vc não volta para o estacionamento, mas tem uma descida para as demais cachoeiras (a trilha é sinalizada).

A próxima cachu é a Cachoeira Toca da Onça, onde vc pode ver por cima e, depois, descer até o poço.

na parte de cima, tem uma placa indicando a cachoeira è esquerda ... Esta placa está errada ... À esquerda não tem nada. Vc consegue chegar numa pedra que dá para ver a parte de cima da cachu.

Siga em frente na trilha e vc chegará numa bifurcação, onde tem a descida para a Cachoeira Toca da Onça (tem poço para banho).

Retornando na trilha vc chegará ao mirante da Cachoeira Escondidinha, onde tem grampos para rapel (não sei se alguém faz, mas os grampos estão lá).

Na sequência, tem a bifurcação com a descida para a Cachoeira da Cascata.

A descida é fácil, porém, para acessar as quedas da cachoeiras é preciso achar o caminho pelas pedras. São várias quedas. O caminho pelas pedras é intuitivo, e dá para chegar.

Continuando a trilha, vc chegará no mirante da Cachoeira do Poço Encantando (parte de cima), onde vc verá as várias quedas da cachu (do poço não dá para ver toda a cachu).

Mais à frente, vc tem a bifurcação para a Cachoeira Lara, que é menor, mas muito bonita também e de fácil acecsso.

A trilha segue até a Cachoeira do Poço Encantado, onde vc passará por passarela e escada de metal. O acesso à cachoeira é pela esquerda, contornando as pedras e vc chega no poço. Banho garantido ....

Voltando, a trilha continua pela direita do rio e tem uma pequena subida, passando pelo Poço do Miguel (não tem placa), continuando até a ponte pênsil ...

Esta ponte está perigosa ... tem algumas placas de madeira faltando ... Mas dá para passar um de cada vez, sem balançar ..

Após a ponte, tem outro estacionamento (se vc vier de 4x4 e não para no estacionamento da véu de noiva, dá para descer até aqui.

Continuando, chegará em nova bifurcação, com a descida para a cachoeiras das veredinhas. Mesma coisa, se vc não para no estacionamento da véu de noiva, dá para descer até o estacionamento da veredinhas.

A trilha das veredinhas segue demarcada contornando o rio. Quando chegar próximo ao rio, vai no pula pedras até uma pinguela de metal.

Atravessar a pinguela e seguir no rumo à esquerda, no mesmo pula pedras. Se não tiver chovido, dá para ver as pegadas anteriores e seguir ...

Um pouco mais acima, vc terá, à esquerda, o mirante da cachoeira das veredinhas. É um abismo que vc verá a cachoeira de cima.

Seguindo pelo pula pedras, vc tem o acesso ao poço da cachoeira das veredinhas.

Tem um placa indicando o caminho que é por dentro de uma passagem entre as pedras. Tem uma corda e uma corrente de apoio para a descida e subida. Nada impossível. Não tem escalada, nem escalaminhada. É uma descida de um degrau mais alto. Dá para passar.

Continuando, tem 2 escadas de metal e vc chegou na base da Cachoeira das Veredinhas. Tem um poço para banho que dá para ser acessado.

Se vc olhar em frente, verá, lá embaixo, as passarelas da cachoeira das veredas. A veredinhas é logo acima da veredas.

O poço é fundo, mas não tem perigo de ser arrastado pela correnteza, pois tem um dique de pedra.

Daí, é só retornar até onde deixou o carro e voltar para a sede da Pousada.

A trilha é moderada para difícil, dependendo de sua condição física e de sua disposição. Têm pequenos trechos difíceis, mas no geral é moderada.

Se vc tiver veículo traçado, a trilha propriamente dita, sem contar com as passarelas da vereda, ou seja, saindo do estacionamento 4xe da véu de noiva e retornando, em trilha circular, para o mesmo ponto, é de aproximadamente 6,3 km.

Se tiver que deixar o carro lá embaixo, deve acrescentar mais 1km de subida da trilha dos escravos e ais 1km de volta ... ou seja, mais 2 km ...

Se chover, a trilha ficará perigosa por conta do nível do rio e da própria trilha ...

TRACK

A chegada à pousada é tranquila, com a estrada de chão saindo de Cavalcante em ótimas condições.

Só tomar cuidado com lombadas na estrada, que são bem chatas e pouco sinalizadas.

A chegada na pousada também é tranquila, sendo que qq carro chega, mesmo com chuva. O problema se chover é o resto do percurso.

No dia que visitamos, fomos agraciados com várias araçaris (espécie de tucano) na chegada, e duas araras canindé no retorno ...

Água, lanche de trilha, protetor solar, perneiras, facão (se a trilha até o véu de noiva estiver ruim, as perneiras e o facão serão uteis), chapéu são necessários.

A trilha não dispõe de lixeiras ... Então, seja consciente e traga seu lixo de volta.

PictographDoor Altitude 2,611 ft

Seguir em frente para Cachoeira Veredas À direita, somente 4x4 para o outro estacionamento

Esquerda para estacionamento da Cachoeira Veredas Direita, deixar o carro e seguir a trilha dos escravos

PictographCar park Altitude 2,632 ft

Direita pata Véu da Noiva Esquerda para Veredinhas

PictographCar park Altitude 3,049 ft

Em frente para o Véu de Noiva Descendo para as demais cachoeiras

Poço para banho - 1,9 km de trilha, do estacionamento 4x4

A trilha segue à direita pata atravessar o rio. À esquerda, neste ponto não tem nada