CACHOEIRA FAROFA DE CIMA ( SERRA DO CIPÓ - MG )

Photo ofCACHOEIRA FAROFA DE CIMA ( SERRA DO CIPÓ - MG ) Photo ofCACHOEIRA FAROFA DE CIMA ( SERRA DO CIPÓ - MG ) Photo ofCACHOEIRA FAROFA DE CIMA ( SERRA DO CIPÓ - MG )

December 5, 2016
December 2016

near Cardeal Mota, Minas Gerais (Brazil)

CACHOEIRA FAROFA DE CIMA
Distância: 15 km ( percurso total ida e volta )
Início : 09:00 hs
Término : 17:30 hs (tempo total do percurso com paradas, não apenas tempo em movimento)
Distância de carro: aproximadamente 100 km de BH
Trajeto: Saindo de BH sentido Lagoa Santa / Serra do Cipó pela MG-010 até a Portaria do Retiro onde se inicia a caminhada.
Deixar o carro na portaria do Retiro iniciar percurso pela pista, até estrada de terra logo adiante.
Ao avistar a placa indicativa Cachoeira Andorinhas e Gavião adiante, e a direita “bambuzal”, entrar a direita no bambuzal e atravessar o Rio Bocaína, o trajeto de ida é cansativo boa parte do percurso de longas subidas.
OBS:
* Informar na portaria o trajeto pretendido
* Chegar cedo para cumprimento do horário, pois a portaria encerra as 18:00 hs

CACHU FAROFA DE CIMA

• Photo of aazee07420
    aazee07420 Apr 21, 2019

Trilha muito bem feita e sinalizações ajudaram muito. Particularmente tive um problema no app que travou e passei direto do ponto em que devemos dobrar à direita para cruzar o rio Bocaina. Tivemos que voltar e seguir o caminho certo. Logo após o rio tem um ponto de pastos também em que o terreno é bem aberto e um pouco difícil identificar a trilha, porém somente com a direção do gps é tranquilo de se localizar.

• Photo of Fernando Maciel Souto Maior
    Fernando Maciel Souto Maior Jul 29, 2021

Trilha moderada para quem está acostumado, difícil para quem não está. Aconselho fazer a trilha e ir direto para a Cachoeira Monalisa, que fica abaixo da Farofa de Cima, pois no horário que chega lá o sol ainda não está batendo na Farofa de Cima. Por volta das 11hs o sol já está de bom tamanho e pode subir para a Farofa de Cima. Por último, parar no Poço Escondido (ou Poço Encantado) por volta das 15hs em que o sol está perfeito! Boa trilha!!