Cachoeira dos Cristais - Visconde de Mauá RJ - Parte II - Trekking

Photo ofCachoeira dos Cristais - Visconde de Mauá RJ - Parte II - Trekking Photo ofCachoeira dos Cristais - Visconde de Mauá RJ - Parte II - Trekking Photo ofCachoeira dos Cristais - Visconde de Mauá RJ - Parte II - Trekking

April 30, 2018
April 2018

near Núcleo Mauá, Minas Gerais (Brazil)

Cachoeira dos Cristais - Cachoeira muito bonita, com poço para banho. Cachoeira pouco conhecida na região e fica dentro do Parque Nacional de Itatiaia.

A trilha é longa (+- 3km), mas não é difícil. A indicação moderado se dá pelas bifurcações, a travessia do rio na gruta e a descida final para a cachoeira.

Possui 2 trechos complicados:
(1) Chegando na cachoeira da gruta, será necessário atravessar o rio e seguir a trilha do outro lado, porém, as pedras são muito lisas e é necessário cuidado.
(2) já chegando na cachoeira, tem um declive bem forte e é necessário cuidado para descer a trilha.

Não esqueça: leve de volta todo lixo que produzir.

Início da trilha.

Dá para atravessar o riacho pelas pedras. Atravessar o riacho e seguir em a trilha na outra margem.

Em dia claro, vc tem uma bela vista da Pedra Selada.

Pegar à esquerda

Pegar à direita

Cruzar o riacho e seguir em frente

Tem uma árvore caída que forma uma "passarela". Atravessar sobre esta "passarela". A trilha segure após o tronco caído.

A trilha desce para a gruta. Tem uma pequena cachoeira à direita. Para continuar, vc deve atravessar o rio. Muito cuidado com as pedras, que são lisas.

Neste ponto, vc deve atravessar o rio, através das pedras, e seguir a trilha do outro lado do rio. O ponto de travessia fica ao lado da gruta. Muito cuidado ao atravessar o rio, pois as pedras próximas são lisas, devido à umidade.

Cachoeira dos Cristais

Fim da trilha

Agora é só cair na água. Poço para banho. Antes de descer para a cachoeira, a trilha tem uma bifurcação à esquerda, que leva a parte central da cachoeira, onde tem outro poço.

• focarvalho Aug 28, 2019

Bela cachoeira, mata em recuperação, com avistamento de animais e pássaros silvestres. Redobre a atenção em caso de chuva.

Geraldo e Mônica Aug 28, 2019

Realmente, a cachoeira é muito bonita e a trilha, se chover, trará dificuldades extras, principalmente na aproximação da cachoeira, que é uma descida forte.

• Photo of Camila Mazoni
    Camila Mazoni Jul 2, 2021

Trilha bem fechada, deve ser considerada difícil e não recomendada para iniciantes, pois possui vários caminhos que induzem ao erro, correndo o risco de se perder. Mas a cachoeira é sensacional

Geraldo e Mônica Jul 2, 2021

A trilha é pouco utilizada. Mas com o Track dá para fazer. Boas trilhas

• Photo of gessicakc
    gessicakc Aug 25, 2021

É necessário guia ou pessoa que conheça a trilha. Não indico fazer sem conhecimento. Há várias bifurcações que induzem ao erro. Levamos 2 hrs até a cachoeira pela trilha que sobe antes da Vila de Maromba. A caminhada não exige muito esforço, mas nos perdemos 3 vezes tentando achar o caminho de volta por conta das bifurcações. A cachoeira é linda.

Geraldo e Mônica Aug 25, 2021

O meu track é pelo Vale do Pavão, que eu recomendo. Embora possua algumas bifurcações, eu fiz as anotações no track, que facilitará o percurso. Dá para fazer sem guia. Basta um pouco de atenção na trilha. Eu nunca fiz a trilha pela Maromba.

• Photo of Nate Woodhead
    Nate Woodhead Oct 13, 2023

Trilha continua bem fechada e pouco utilizado. Não é difícil, não tampouco "agradável" pelo trabalho que dá abrir caminho em algumas partes. Confesso que desistimos na metade de caminho, já que perdemos esperança de melhora de condições.

Geraldo e Mônica Oct 13, 2023

Que pena que vc não chegou na Cachoeira... Realmente, a trilha é cada vez menos utilizada e vai fechando.... Dificultando o caminho. Boas trilhas.