Cachoeira do Urubu Rei e Cortina - Almas - TO - Serras Gerais

Photo ofCachoeira do Urubu Rei e Cortina - Almas - TO - Serras Gerais Photo ofCachoeira do Urubu Rei e Cortina - Almas - TO - Serras Gerais Photo ofCachoeira do Urubu Rei e Cortina - Almas - TO - Serras Gerais

August 14, 2023
August 2023

near Taquari, Tocantins (Brazil)

Trilha para as cachoeiras do Urubu Rei e Cortina, ambas com possibilidade de banho. São extremamente lindas!
Trilha fácil com pequeno trecho de exposição solar.
Guia: há necessidade de guia - indicação: Daniel (63-991006362, @dg_ecoturismo_serrasgerais)

As cachoeiras estão localizadas na propriedade da Pousada Seu Davi (@seudavi.pousada), Vale dos Pássaros.
Taxa de visitação: R$ 30,00.
Há estrutura de banheiro, bebedouro e restaurante (R$ 45,00 por pessoa, buffet a vontade).
Sugiro entrar em contato pelo Instagram da Pousada Seu Davi antes da visitação e para agendamento do almoço.

Há possibilidade de realizar ancoragem no topo da Cachoeira da Cortina. Para a atividade de ancoragem, sugiro consultar os guias locais: Daniel (63-991006362, @dg_ecoturismo_serrasgerais) ou Patrícia (@ancoragemserrasgerais).
Mesmo que não vá fazer a ancoragem, sugiro conhecer o topo das cachoeiras, pois a vista é indescritível.

Início

Início da trilha fica na Pousada Seu Davi. Há placa informativa (português, inglês e espanhol) sobre a trilha até a Cachoeira Urubu Rei.

Há uma ponta feita com um tronco de árvore para cruzar o rio sem molhar os pés. Há uma corda que auxilia na travessia da ponte.

Até este ponte, a trilha é comum para as cachoeiras Urubu Rei e Cortina. Vire à direita para visitar a cachoeira Urubu Rei (percurso mais longo que até a cachoeira Cortina). Sugiro conhecer, primeiro, a Urubu Rei.

Há excelente poço para banho. Retorne pela mesma trilha até a bifurcação para conhecer a Cachoeira Cortina.

Na bifurcação da trilha, siga a orientação da placa para conhecer a Cachoeira Cortina. O percurso é menor que para a Cachoeira Urubu Rei.

Há excelente poço para banho. Contemple a cachoeira e a natureza! Para ter sol na cachoeira, sugiro visitá-la próximo ao horário do meio-dia. Para finalizar a trilha, retorne pela mesma trilha.

Para finalizar a trilha, na placa indicativa das cachoeiras, vire à direta, retornando pela mesma trilha inicial.

Atravesse pela ponte feita de tronco de árvore, utilize a corda para auxiliar na travessia.

Atravesse pela ponte.

A trilha termina no mesmo ponto inicial da trilha.