Cachoeira do Tonhão - Rio Acima/ MG

Photo ofCachoeira do Tonhão - Rio Acima/ MG Photo ofCachoeira do Tonhão - Rio Acima/ MG Photo ofCachoeira do Tonhão - Rio Acima/ MG

April 22, 2022
April 2022

near Vargem Limpa, Minas Gerais (Brazil)

Saindo de Belo Horizonte seguimos por 40 km até Rio Acima. Em seguida são mais 15 km por estrada de terra até o início da trilha. A estrada de terra tem boas condições mas com alguns trechos íngremes. Fomos com um carro de passeio é conseguimos chegar até o local de início da trilha. Se achar necessário pode estacionar antes e caminhar um pouco mais.

No local não existe estrutura de portaria ou banheiro. Vá preparado com lanche e água para passar o dia. A caminhada é fácil com cerca de 3,5 km até o poço. Não existem placas indicando a direção, por isso recomendo a presença de um guia ou levar aparelho de GPS.

A Cachoeira tem um poço espaçoso com uma pequena praia. Abaixo da queda fica com 3 metros de profundidade. É possível escalar pela parede ao lado esquerdo do poço e saltar sobre a queda. A água é transparente com tom esverdeado, em época de chuva com tom mais turvo.

É uma ótima opção próximo de Belo Horizonte, bom para levar crianças ou animais de estimação. Só atentar a navegação no local, o retorno fica mais difícil pois trata-se de uma subida constante. Qualquer dúvida deixe nos comentários. Bom passeio!