Cachoeira do Riva

42 minutes
April 20, 2019
April 2019

near Casa das Pedras, Paraná (Brazil)

Trilha para a Cachoeira do Riva (Quatro Barras - PR), na estrada antiga da Graciosa, perto da Casa de Pedra. O tracklog foi gravado no trajeto de volta.

O acesso é pelo estacionamento do Morro do Sete, de onde também sai uma trilha que leva ao morro de mesmo nome. O caseiro do local costuma orientar os visitantes em relação à trilha, que não chega a 1 km. O problema é que, embora a trilha principal seja relativamente bem demarcada (inclusive com fitinhas em algumas árvores), há vários outros caminhos que se abrem pela mata, sendo fácil se perder caso não esteja atento. Alguns pontos da trilha também podem ficar bem escorregadios e enlameados. A cachoeira em si é bonita e com uma pequena piscina na base. Um pouco antes da queda principal há uma piscina natural ótima para banho.

COMO CHEGAR: saindo de Curitiba, acesse a Estrada da Graciosa, passe pelo portal e siga por cerca de 5km. No topo de uma subida, fique atento a uma estrada secundária do lado direito. Pegue a saída à direita, que é um retorno apertado, quase em formato de um “V”, e entre nessa estrada (se você chegar ao primeiro ponto de parada na Graciosa, o Recanto Engenheiro Lacerda, é porque passou a entrada). Siga por essa estrada por cerca de 800m até avistar uma chácara do lado esquerdo, logo depois da Casa de Pedra. Essa é a chácara em que se pode estacionar para fazer a trilha.

Cruzar o rio

• Photo of carlos steinhoefel
    carlos steinhoefel Nov 18, 2019

A trilha está fechada. Necessita autorização do dono para passar pela trilha indicada. Tem opção de ir pela casa de pedra dai evita de atravessar o rio uma vez. Tem uma árvore caída no Rio bem em frente a cachoeira neste momento.

• Canal DebateMan Sep 9, 2020

A trilha é simples, fácil para famílias.
    Maciel, o responsável pela trilha, foi excelente, nos ajudou com um pneu furado da bicicleta, nos convidou para acampar e deu informações sobre outras trilhas e cachoeiras da região.
    Já chegando em frente a propriedade seus dois cachorros vieram em nossa direção e brincaram com a gente, Maciel explicou com muita excelência o caminha que devíamos seguir para encontrar a cachoeira. Qua do saímos Maciel nós deu uma câmera de bicicleta nova e nos ajudou a trocar o pneu.
    Parabéns pelo cuidado do local e bom atendimento aos turistas.