IBICOARA/BA: CACHOEIRA DO RIO PRETO

Photo ofIBICOARA/BA: CACHOEIRA DO RIO PRETO Photo ofIBICOARA/BA: CACHOEIRA DO RIO PRETO Photo ofIBICOARA/BA: CACHOEIRA DO RIO PRETO

February 15, 2018
February 2018

near Ibicoara, Bahia (Brazil)

CACHOEIRA DO RIO PRETO (IBICOARA/BA )

Trilha com seu inicio na sede do município de Ibicoara, precisamente na rua que leva em direção a UPA.

Passando por trechos de roças e plantações de café (esse trecho está fechado, segundo atualizações nos comentários). Se basear a partir da barragem.

Na "barragem" seguir pela trilha, a direita, dando seguimento na margem esquerda verdadeira do rio, com subidas e descidas até a Cachoeira do Rio Preto de Ibicoara/BA.

Sua queda tem, aproximadamente, 50m de altura (carece de fontes).

Tem a trilha que possibilita a vista por cima, contudo não foi georreferenciada.

Trilha pouco frequentada e divulgada no município de Ibicoara/BA.

BIFURCAÇÃO

TRAV. RIO

ROÇAS

E. VICINAL

UPA

CENTRO

• Photo of Bruno Inácio 3
    Bruno Inácio 3 May 11, 2021

O início da trilha está um pouco fechada, mas dá pra ver a marcação. Após a barragem segui a direita e atravessei o rio para margem direita e encontrei a trilha que segue bem demarcada até a cachu .

• Photo of Alexander Czajkowski
    Alexander Czajkowski Feb 22, 2023

Não foi possível atravessar o trecho de roça antes do Rio, tem cana alta e uma propriedade com cachorro bravo. O caminho correto é dobrar a esquerda ao invés da direita após o terceiro waypoint do mapa, seguindo a estrada ao lado dos postes de luz até a estação de coleta de água da Embasa, atravessar a represa e então pegar a trilha ao lado do rio. De resto o caminho segue o que foi compartilhado aqui!

• Photo of FAEL FEPI
    FAEL FEPI Feb 23, 2023

Show ! Alexander Czajkowski.

Essa trilha tem 5 anos e deve ter mudado a paisagem e o acesso.
    Vlw pela atualização.

• Photo of marivbarroca
    marivbarroca Apr 26, 2023

Tentei fazer essa trilha em Abril de 2023, a parte na roça antes da travessia do rio estava fechada. Insisti mesmo assim passando pelo mato, mas quando cheguei no rio não existia trilha do outro lado. Nao recomendo, a trilha não existe mais.

• Photo of FAEL FEPI
    FAEL FEPI Jan 11, 2024

Olá! marivbarroca.

Como falei ao Alexander, essa trilha foi registrada tem 5 anos.
    O município de Ibicoara/BA está passando por um processo perverso de loteamento.
    O "agro pop" está desmatando e ocupando áreas do parque.

O Alexander detalhou esse trecho e enfatizou que continua após a barragem. No decorrer da prática irá conseguir fazer as trilhas para além do arquivo gpx.