Cachoeira do Paquetá - Ilhabela

March 17, 2021
March 2021

•   5 3 Reviews

near Cambaquara, São Paulo (Brazil)

A Cachoeira do Paquetá é a famosa cachoeira da borda infinita com vista para o mar de Ilhabela. O início da trilha está entre a praia Grande e a praia do Curral no Bairro Ribeirão.
Estacionamos próximo ao final da rua Nagib Pombo e iniciamos o percurso, seguimos por uma rua de terra que vai subindo e em seguida entramos na trilha. Após percorrer 300 metros da trilha chegamos ao primeiro poço com uma cachoeirinha, local muito bonito, mas nosso objetivo estava mais acima. Para subir até a Cachoeira do Paquetá tem uma trilha de cada lado do rio, optamos pela trilha à esquerda do rio. Para pegar a outra trilha teria que atravessar o rio no primeiro poço. Durante a subida encontramos vários tubos pretos que são utilizados para levar água para a casa dos moradores abaixo, cuidado para não pisar e danificar esses tubos. Em respeito aos moradores não devemos sujar a água acima do ponto de captação.
Continuamos subindo pela trilha na margem esquerda do rio até chegar ao segundo poço que está a 400 metros do primeiro. Este já é o poço na base da cachoeira do Paquetá. Uma linda cachoeira de 30 metros de altura e um poço amplo e raso, com uns 60 cm de profundidade. A beleza do local impressiona.
Atravessamos o rio e subimos pela trilha do lado direito do rio até chegar ao topo da cachoeira. Este trecho é um pouquinho mais complicado, sobe-se uma laje de pedra e trechos de raízes expostas, mas nada de mais, só é preciso um pouco mais de atenção. Aqui tem algumas bifurcações e todas levam ao mesmo lugar.
No topo da cachoeira tem uma corredeira e um pequeno poço antes da água escoar pela laje inclinada formando a cachoeira do Paquetá.
A paisagem é deslumbrante com sua borda infinita e o mar ao fundo, vale muito a pena o pequeno esforço que se faz para lá chegar. Seguimos mais um pouco e chegamos a outro poço e uma cachoeirinha.
Retornamos para o poço da base da Paquetá para um banho refrescante antes de iniciar nosso retorno.

Gravado com Etrex 32x

seguir à direita

PictographWaterfall Altitude 380 ft

Cachoeira 1

PictographWaterfall Altitude 467 ft

Cachoeira do Paquetá

PictographWaterfall Altitude 474 ft

PictographWaterfall Altitude 570 ft
Photo ofBorda infinita no topo da Cachoeira do Paquetá Photo ofBorda infinita no topo da Cachoeira do Paquetá Photo ofBorda infinita no topo da Cachoeira do Paquetá

Borda infinita no topo da Cachoeira do Paquetá

Pocinho

PictographWaterfall Altitude 595 ft

cascata

• Photo of Celso Stasiak
    Celso Stasiak Apr 1, 2021

Bom dia amigo! visitei aqui o seu perfil, cada maravilha e quanta andanças, parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento!

aacoelho Apr 1, 2021

Bom dia Celso!
    As trilhas que você fez na serra do mar devem ser uma aventura. Em breve pretendo percorrer algumas. Obrigado por compartilha-las.

• Rogério Paiva 2 Jun 5, 2021

Cachoeira fácil acesso trilha bem marcada....

aacoelho Jun 5, 2021

Sim a trilha é muito fácil, e linda cachoeira. Uma das belezas de Ilhabela.

• Photo of alexandreleite74
    alexandreleite74 Nov 23, 2021

Sabe informar se o acesso é livre? Ou precisa de guia, obrigado, pelas fotos lugar maravilhoso.

aacoelho Nov 23, 2021

Olá Alexandre
    Essa é uma trilha de acesso livre.
    Pode ir de boa, trilha bem demarcada.
    Boa trilha!

• Photo of alexandreleite74
    alexandreleite74 Nov 24, 2021

Obrigado pela informação, farei em breve.