Cachoeira do Mamono - Luminárias MG

Photo ofCachoeira do Mamono - Luminárias MG Photo ofCachoeira do Mamono - Luminárias MG Photo ofCachoeira do Mamono - Luminárias MG

49 minutes
November 22, 2022
November 2022

near Luminárias, Minas Gerais (Brazil)

Localizada 45 km ao sul da cidade de Lavras, único acesso com estrada pavimentada, a cidade de Luminárias é cercada por montanhas e pela Serra das Luminárias que fica ao lado da cidade. No portal de entrada da cidade lemos “Terra das Serras e Cachoeiras” e logo constatamos que não era exagero.
O município faz parte da Estrada Real e integrando o Circuito Turístico Vale Verde Quedas D'água, juntamente com as cidades de São Thomé das Letras, Lavras, Carmo da Cachoeira, Bom Sucesso, Ribeirão Vermelho, São Bento Abade, Ingaí e Itumirim.
Um ponto negativo da cidade é o excesso de mineração de pedra ornamental na Serra das Luminárias.
Luminárias foi uma surpresa muito boa para nós que nunca tínhamos ouvido falar da cidade.

Olhando o mapa turístico de Luminárias vimos a indicação da cachoeira do Mamono e fizemos uma pesquisa de como chegar lá. Percebemos que é uma cachoeira pouco visitada.
Iniciamos a gravação do tracklog a partir do centro de Luminárias e percorremos 6 km de carro para pegar a trilha para a cachoeira. A direção a seguir é a estrada para Carrancas, após passar por um trecho pavimentado com bloquetes de concreto pegue a esquerda na bifurcação, ali tem uma placa indicando cachoeira do Mamono e com outra grafia está escrito (só com guia). Seguimos por essa estradinha por mais dois km passando por algumas bifurcações e estacionamos o carro na sombra de um arbusto. É possível seguir mais um pouco com o carro e estacionar próximo à uma pedreira desativada.
Seguimos caminhando em direção à pedreira, a estradinha vira uma trilha e passa ao lado de uma casa, onde uma cerca de arame farpado recém instalada bloqueia a antiga trilha. Fomos acompanhando a cerca por outra estradinha que surgiu e quando a cerca acabou fizemos um vara-mato para chegar à antiga trilha, logo descobrimos que não há trilha definida e fomos pelo rumo varando mato e com muita pedra solta pelo chão até encontrar um trecho de trilha que desce a encosta do vale em direção à cachoeira.
A cachoeira é muito bonita, tem um poço bem legal que começa raso e fica fundo ao se aproximar da queda d’água. Aproveitamos para um bom banho e nos refrescamos nas águas da cachoeira que não é muito gelada.
No retorno subimos a trilha até o ponto onde ela desaparece e resolvemos fazer um vara mato subindo em direção a uma matinha, procuramos o trecho de mata menos densa para cruzar e chegar à estradinha e descemos até interceptar o caminho que já tínhamos feito e retornamos para o carro onde finalizei a gravação.

Esta trilha não é para pessoas sem experiência, o aviso “só com guia” se referia à dificuldade de encontrar a cachoeira já que não existe trilha definida.
Utilize um calçado adequado para fazer trilha, bota ou tênis de trilha são indicados.
Fique muito atento, você estará passando por região de vegetação nativa sem trilha definida e existe a possibilidade de encontrar alguma cobra pelo caminho, em alguns trechos a vegetação impossibilita que você veja onde está pisando.
Leve água e lanche, não há nenhuma infra no percurso.

As estradas de terra que levam às cachoeiras e serras de Luminária escontram-se em boas condições e acessíveis a qualquer modelo de carro.

Trilha gravada com celular.

Direita. Vara mato

Aqui termina a cerca de arame farpado

Cacheira do Mamono

seguir à esquerda na estradinha