Cachoeira do Diamante - Jaguariaíva PR

Photo ofCachoeira do Diamante - Jaguariaíva PR Photo ofCachoeira do Diamante - Jaguariaíva PR Photo ofCachoeira do Diamante - Jaguariaíva PR

January 13, 2021
January 2021

•   3.7 1 review

near Jaguariaíva, Paraná (Brazil)

Iniciei a gravação no posto Pelanda, descemos de carro até a primeira marcação e a partir dali, fomos a pé inicialmente pela trilha, depois pelos vagões de trem.
Na ida fomos por cima dos vagões e fomos surpreendidos por alguns ninhos de vespas, porém seguimos sobre os vagões sem maiores problemas apenas fazendo silêncio para não deixar as vespas irritadas. Depois descemos do vagão e seguimos trilha pelo mato até a cachoeira do Diamante.
A cachoeira é lindíssima, com vários pontos para banho e com três quedas e níveis diferentes, super vale o esforço e o medo de passar pelas vespas.
Na volta as vespas estavam mais nervosas, não foi possível voltar por cima dos vagões, inclusive tomamos algumas picadas.
Para fugir delas, voltamo correndo ao lado dos vagões e não por cima. Correndo mesmo, inclusive com algumas nós perseguindo durante a corrida.
Os vagões estão sendo retirados desta região, provavelmente quando não houveram mais vagões, não tenham mais vespas.
O visual da cachoeira vale muito a pena, mas todo cuidado é pouco: as pedras são bem lisas.
No final voltamos sãos e salvos.
Detalhe: fui com duas crianças de 8 e 10 anos.

Aqui paramos o carro

Vista doa vagões, daqui já se ouve o barulho do rio diamante

Vista da primeira queda

Vista por baixo da linha ferrea

Seguimos pelos trilhos ou por cima dos vagões indo pela esquerda.

Cachoeira te local para banho.

• Photo of Miltinho Fatel
    Miltinho Fatel Nov 14, 2022

Tem que com a trilha gravada se perde fácil