Cachoeira do Antigo Reservatório ou 'Cachoeira do Bigu'

48 minutes
April 12, 2021
April 2021

near Adrianópolis, Rio de Janeiro (Brazil)

Cachoeira do Antigo Reservatório ou "Cachoeira do Bigu"

NOVA IGUAÇU!
Conhecendo mais uma das belezas da natureza na baixada fluminense do Rio.
Dessa vez em família, fomos até o "Sítio do Bigu" o plano era conhecer a queda d'água de cerca de 8 metros. Fomos num domingo cedo, ficamos quase 3h por lá com todo o ambiente só pra nós 💚

• ATRATIVOS
Dentro do sítio o maior atrativo são às piscinas de água natural escoada do córrego. Também tem alguns poços para banho no próprio córrego durante o caminho até a queda d'água, pouco antes da queda, vocês irão ver que ali possui uma estrutura que servia como uma espécie de reservatório/captação d'água.

• VISUAL
Em volta ao sítio é cercado pelo verde da mata atlântica, seguindo ao norte no caminho até a queda d'água, vocês encontram uma mata mais densa, com muitas árvores gigantes, até mesmo por conta de ali bem pertinho se encontrar a limitação da Reserva Biológica de Tinguá.

• ONDE FICA?
O sítio do Bigu fica localizado no município de Nova Iguaçu, mais precisamente no bairro de Jardim Cachoeira, próximo a Adrianópolis e Vila de Cava.

• EXTENSÃO
Já dentro do sítio iniciando a trilha até a cachoeira totaliza cerca de 2,5km. Totalizando 5km ida e volta.
Andando da estrada principal onde passam os ônibus, até o sítio, são cerca de 1,5km.

• NÍVEL - Leve
A trilha é totalmente encoberta pela mata, sem nenhuma exposição solar, no caminho existem marcações em pedras e árvores com tinta, tornando a trilha sinalizada. Basicamente é só seguir as marcações e atravessar o córrego 3 vezes para chegar até a queda.

• COMO CHEGAR DE ÔNIBUS?
Existem duas linhas que passam no ponto partindo de Nova Iguaçu perto da estação de trem. Vocês devem descer no ponto do endereço Avenida Olinda, 1598 - Vila de Cava, Nova Iguaçu - RJ. O ponto de referência da rua é o "Bar Chuveirão do Moguet" entrar nessa rua e virar a esquerda, seguir toda vida até dá de cara com o portão do sítio.

Linhas:
• 130 - Nova Iguaçu x Adrianópolis - (Viação Reserva do Tinguá)
• 132 - Nova Iguaçu x Rio D'ouro - (Viação Reserva do Tinguá)
Tarifas: R$ 4,05

🚘 Possui estacionamento.
💰 R$ 10,00 a entrada.
🦟 Levar repelente
🐞 Não matar animais
🌳 Não deixar lixo, não poluir, não desmatar, se puder, recolha o lixo dos outros também.