Cachoeira da Usina

1931
March 17, 2021
March 2021

near Sítio Santa Teresinha, São Paulo (Brazil)

Cachoeira da Usina

Gravação do percurso na ida, para chegar na trilha com transporte público deve se ir até o Terminal Parelheiros (Tem ônibus que vão até lá do Terminal Santo Amaro e do Metrô Vila Mariana) e então já no t
Terminal Parelheiros deve se pegar o ônibus 6L05/10 - Barragem, descer no ponto final, ande aproximadamente 7km até a estação Evangelista de Souza, e lá eu recomendo fazerem uma parada para hidratação e alimentação, após isso descer até antes da entrada do túnel 27 ao lado esquerdo. Trilha sem bifurcações, então fica fácil chegar até a cachoeira. A travessia do rio pode ser feita com uso de uma corda (Uma parte da travessia já possui corda), ou sem corda mesmo o trecho sem corda não tem correntezas tão fortes, pode se fazer nadando se preferir também ou por cima do rio através de duas barras de ferro (essa travessia é mais perigosa, não recomendo, e nunca atravessem mais de uma pessoa por vez, usando essa opção de travessia). Trilha extremamente linda, vale muito pela paisagem e pelo ambiente, mas se pra você o mais importante em uma cachoeira são bons espaços para nado, não recomendo essa cachoeira. No caminho não é difícil se ver animais selvagens, então aproveite não é toda trilha que permite essa aproximação, nessa ocasião mesmo vimos uma Jaguarundi e um Veado - Catingueiro. Boa trilha! Não deixe lixo e respeite o meio ambiente.