Cachoeira da Fumacinha em Ibicoara na Chapada Diamantina

Photo ofCachoeira da Fumacinha em Ibicoara na Chapada Diamantina Photo ofCachoeira da Fumacinha em Ibicoara na Chapada Diamantina Photo ofCachoeira da Fumacinha em Ibicoara na Chapada Diamantina

Experts only
57 minutes
September 14, 2021
September 2021

near Brejão, Bahia (Brazil)

Uma das mais belas cachoeiras do Brasil. Recomendamos contratar guia pra quem não tem experiência em se localizar em trilhas e utilização de GPS. Utilizamos Maps Me e wikiloc mas não funciona bem dentro do cânion. Tem que ir pela lógica da trilha e observando as marcas de pisada. Trechos de mata bem marcados. Trechos de pedra observar as pisadas. Fácil se perder nos trechos de pedra. agente se perdeu um pouco apenas no lajeado pois lá também atravessa o rio para esquerda e logo em seguida pra direita. Muito cuidado pra não cair nas pedras pois passamos muito tempo pulando as pedras do rio. Pontos de passagem no rio pode variar em função das chuvas e do nível do Rio. repito wikiloc é apenas uma referência de direção não mostra a trilha exata no leito do Rio. Erros e acertos do caminho podem prolongar o tempo e causar acidentes. Ao chegar na cachoeira precisa fazer uma passagem pela esquerda tipos escalada horizontal. Mas tem vários pontos de apoio para pés e mãos...ir com calma experimentando por cima e por baixo. Pra subir na rocha la na cachoeira e fazer a famosa foto precisa escalar uns 3 metros e força no braço risco de acidentes lá pois precisa saber um pouco de escalada.

PictographCampsite Altitude 2,375 ft

Atravessar o rio para esquerda