Cachoeira da Fumaça - Vale do Capão - Chapada Diamantina

February 23, 2018
February 2018

near Passagem, Bahia (Brazil)

Trilha iniciada na estrada Palmeiras/BA - Vale do Capão (Caeté-Açu/BA) passando pelo ACV-VC (Associação dos Condutos de Visitantes do Vale do Capão) para fazer o registro de entrada na trilha. Essa trilha pode ser feita sem guia, porém a recomendação é sempre fazer com os guias locais (cerca de R$ 150,00 o casal). É uma trilha relativamente fácil, porém com um ganho de elevação muito rápido no começo da trilha, depois ela fica plana. Como é uma região sem árvores, a trilha é toda aberta, logo minha recomendação é sempre fazê-la fora do horário de pico do sol, que começa à partir das 11h00.

Importante ressaltar que a trilha somente está aberta das 08h00 às 13h00, portanto, planeje-se para chegar a tempo.

Esta trilha é para chegar à cabeceira da cachoeira, portanto não é possível banhar-se. Estamos à 420 metros de altura do chão. No dia em que fizemos a trilha, havia pouca água na cachoeira, logo a água já virava fumaça em menos da metade da queda. É um visual incrível, vale a pena conhecer.

Observação para quem vem de outras regiões: A estrada que liga Palmeiras a Vale do Capão tem aproximadamente 20km e é de terra, portanto o acesso é mais lento, levei cerca de 40 minutos de carro.