Cachoeira da Fumaça, na Chapada Diamantina/BA - Marcelo

Photo ofCachoeira da Fumaça, na Chapada Diamantina/BA - Marcelo Photo ofCachoeira da Fumaça, na Chapada Diamantina/BA - Marcelo Photo ofCachoeira da Fumaça, na Chapada Diamantina/BA - Marcelo

January 2, 2019
December 2018

near Passagem, Bahia (Brazil)

Viewed 2000 times, downloaded 236 times

Primeiro dia conhecendo a Chapada Diamantina, mais precisamente pelo Caeté-Açu, "Vale do Capão".
Ficamos hospedados no Camping Mangalô.
Trilha gravada no dia 29/12/2018. Gravei tanto o caminho a pé como o motorizado.

Caminho a pé:
Trilha de fácil orientação e poucas bifurcações. Não é necessário Guia. Não existe taxa para entrar. Assim que se chega, tem o centro de condutores que pede um auxílio (e vale a pena ajudar porque o trabalho deles é muito bom). Ajuda quem puder e com o quanto puder.
Esse dia foi bem leve, para descansar após um tempo de estrada para chegar no vale do capão. Se tiver pouco tempo, e quiser deixar a trilha mais corrida para conhecer mais coisas, assim que sair do Camping Mangalô. Da para ir na cachoeira da fumaça e ai ir conhecer a cachoeira riachinho e depois no morro do Pai Inácio para ver o por do sol. Ficará tudo bem mais corrido, mas da para fazer, se tiver pouco tempo.
A cachoeira do riachinho e o morro do Pai Inácio eu fiz no último dia no vale do capão, 03/01/2019. Você pode ver o caminho que fiz aqui:

Caminho motorizado:
Não é difícil, e não requer um 4x4. Da para ir com um carro normal (4x2). Fomos com um Logan (Renault). Muitos buracos, mas é só ir devagar para não judiar do carro e não levantar muita poeira.

Infelizmente não chovia no Vale do Capão há umas 3 ou 4 semanas e a consequências foi que a cachoeira estava SECA. Lá é um dos poucas cachoeiras que ficam realmente secas se não tiver chuvas. Mesmo ela sem a sua famosa queda, vale a pena subir. O lugar é lindo demais.

Mais informações e fotos, aqui:
(link do blog)

Não deixe sujeira. Traga todo seu lixo de volta. Vamos preservar o que é nosso.
Boas aventuras e bons mergulhos de cachoeira.

Roteiro da Chapada Diamantina:
Dia 1 - 29/12/2018 - Cachoeira da Fumaça e passeio no Vale do Capão
Dia 2, 3, 4 e 5 - 30/12/2018 a 02/01/2019 - Travessia no Vale do Pati
Dia 6 - 03/01/2018 - Cachoeira Riachinho e morro do Pai Inácio
Dia 7 - 04/01/2018 - Conhecendo as cidades de Guiné, Mucungê e Igatu

PictographCampsite Altitude 3,006 ft

PictographCar park Altitude 3,216 ft

10 reais se não me engano. Em frente tem um lugar para almoçar, assim que voltar da cachoeira.

PictographMonument Altitude 3,270 ft
Photo ofAssociação dos Condutores do Vale do Capão Photo ofAssociação dos Condutores do Vale do Capão Photo ofAssociação dos Condutores do Vale do Capão

Associação dos Condutores do Vale do Capão

Não é necessário pagar, mas é sempre bom dar uma ajuda para esses caras que mantêm o parque limpo e organizado. Parabéns ao trabalho deles.

PictographBridge Altitude 4,274 ft

Costumar encher de água. Um charco. Como estava 3 ou 4 semanas sem chover, estava seco. Não só o charco como a cachoeira em si.

PictographThermal waters Altitude 4,138 ft

Obrigado pela postagem, Marcelo

mar_celoferreira Dec 12, 2021

De nada @lipesacramento. Fico feliz em ajudar. O lugar muito bonito. Vale a visita. É um lugar q vou voltar com certeza.

lipesacramento Dec 12, 2021

Já fiz guia, realmente é perfeito. Descobri ontem o wikiloc e vou me aventurar sim guia dessa vez, daqui 2 semanas. Vou seguir sua track. Obg!

mar_celoferreira Dec 12, 2021

De nada. Depois conte como foi. Um abraço e boas aventuras.

Valeu!! Combinado!

• Photo of Francisco Assis
    Francisco Assis Feb 13, 2022

mar_celoferreira, relato excelente.... parabéns.

Cara, me tira uma dúvida.
    É permitido acampo próximo ao local? (acampamento selvagem).

mar_celoferreira Feb 13, 2022

Obrigado Franscisco.

Olha, tem a associação dos condutores na entrada. Talvez eles possam te responder melhor.
    mas eu creio que ninguém irá te impedir, caso faça um. Porém, se puder, fique em campings pagos (a não ser que esteja fazendo uma travessia). Ajudar quem vive do turismo por lá também é uma função nossa como visitantes. Eu fiquei no camping mangalo e recomendo.

• Photo of Francisco Assis
    Francisco Assis Feb 13, 2022

Opa mar_celoferreira...

Perfeito.

Obrigado pelas recomendações.

• Euquicencia Almeida Jun 30, 2022

Foi bem tranquilo seguindo a rota. Fizemos a trilha em três adultos e uma criança de 7 anos e não tivemos dificuldades. O início é a parte mais complicada, porque é bastante íngreme. Se parar e aproveitar as paisagem, torna a trilha maravilhosa.

mar_celoferreira Jun 30, 2022

Obrigado pela avaliação euquicencia. Lugar bem legal né? Tenho que voltar. Quando eu fui, uma pena a cachoeira estar seca. Estudo que tenha pego melhor q eu, hehe.

• fabioreis.tec May 20, 2023

Percurso muito top, a cachoeira estava com pouca água mas deu pra ter uma idéia, pretendo voltar no período de chuvas!!!

Leve no mínimo dois litros de água por pessoa e vá com tempo de sobra para apreciar todo o percurso!!!

mar_celoferreira May 20, 2023

Obrigado pelo retorno fabioreis.tec. com certeza um lugar que merece mais de uma visita