Cachoeira Caroba E Inacio - Serra Da Bocaina

Photo ofCachoeira Caroba E Inacio - Serra Da Bocaina Photo ofCachoeira Caroba E Inacio - Serra Da Bocaina Photo ofCachoeira Caroba E Inacio - Serra Da Bocaina

January 2, 2024
December 2023

near São José do Barreiro, São Paulo (Brazil)

A Serra Da Bocaina é um lugar de infinitos tracks, entre mar de morros e incontáveis quedas d’água. A intenção aqui foi conhecer um lado B, que surpreendeu bastante pela riqueza da flora e fauna, e principalmente pelas ilimitadas possibilidades. Espero conseguir retornar mais vezes!

O trajeto é realizado dentro de uma propriedade particular chamada de Paraíso Das Cachoeiras, do Giovani, e contempla a cachoeira do Caróba situada no Rio dos Cochos - e a Cachoeira do Inácio e seu conjunto de quedas, pertencente ao rio Paraitinga.

A trilha para a Cachoeira do Caróba é de nível fácil / moderado, a depender da experiência de navegação em trilha, uma vez que o trajeto não está sinalizado, embora grande parte do trecho esteja bem demarcado (mas pode induzir a erro o rastro de animais). A queda possui aproximadamente 30 metros e não tem poção profundo para banho. A área contempla uma prainha e a exposição é total.

A Cachoeira do Inácio possui uma queda de aproximadamente 15 metros, e tem um ótimo poção pra banho. É possível alcançar a queda de trás, que é a mais alta e bonita atravessando o rio. Tentamos pela vegetação, subindo a encosta, mas a ideia tornou-se muito arriscada então voltamos e fizemos o ataque de forma mais segura. A trilha é curta (Não dá nem 2 km de ida e volta), mas possui um aclive e declive bem acentuados. É região de pasto e totalmente exposta.

>>> Dentro da propriedade ainda existe uma quedinha chamada Cachoeira da Ressaca. É bonitinha (não está demarcada neste track).

OBS – Ficamos acampados na propriedade (que também disponibiliza quartos compartilhados) e, portanto, nosso acesso as atrações do local foram liberadas. É cobrado taxa de acesso para os demais visitantes que não tem a intenção de se hospedar e oferece estrutura como estacionamento e banheiro. Também disponibilizado serviço de guia (o próprio Giovani) para quem optar / precisar de apoio (Com agendamento!).
SITE – https://pousada-paraizo-das-cachoeiras.negocio.site/
CONTATO - (12) 99733-6308

OBS II – A estrada de acesso está bem ruim para passagem de carros convencionais. O acesso para a Pousada foi saindo de São José do Barreiro e seguindo sentido ao Parque Nacional (até aqui a estrada está ok, passando por mirantes pra aproveitar a vista). Na bifurcação do Parque, pegar Á DIREITA, sentido CASA DE PEDRA. A casa já está em ruínas, existe apenas uma parede ainda em pé, mas vale parar e conferir. Seguir sentido Areias, após o Mirante da Bocaina, e daqui em diante a estrada começa a ficar terrível!

ATENÇÃO – Após a cidade de São José, o sinal de wi-fi fica bem prejudicado. Salve os mapas e as informações off-line!

>> QUALQUER DUVIDA, ESTOU Á DISPOSIÇÃO! ;)

PictographCampsite Altitude 4,935 ft

Pousada Paraíso Das Cachoeiras

Estrada - Atravessar - Cerca

Cerca - Seguir Á DIREITA

Vista

Vista Cachoeira Sem Nome

Cachoeira Caroba

Ida Cachoeira Do Inácio

Atravessar a mesma estrada.